segunda-feira, 31 de maio de 2010

Serra é mais experiente para 51% dos eleitores de Dilma , mostra Datafolha


Foto retirada através da internet.

Dos eleitores de Dilma Rousseff (PT), 51% consideram José Serra (PSDB) mais experiente, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste domingo. De todos os entrevistados, 64% acham Serra mais experiente contra 17% de Dilma e 5% de Marina Silva (PV). Dos eleitores de Marina, apenas 20% a consideram a candidata mais experiente para ocupar a Presidência. Na disputa pelo Planalto, Dilma e Serra aparecem empatados com 37%.

O Datafolha sondou 24 características de imagem relacionadas aos candidatos. Entre eles, experiência, inteligência e preparo para ser presidente, além de características da gestão, como privatização de estatais e defesa do empresariado.
Em 14 deles, Serra ficou à frente de Dilma. A petista teve desempenho superior em dois atributos: ajuda aos pobres e às mulheres (tem 45% contra 22% de Serra).

O levantamento revela ainda que 51% dos simpatizantes do PSDB e 35% dos do PT se dizem de direita.
A pesquisa Datafolha foi realizada nos dias 20 e 21 de maio, com 2660 eleitores em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Esta pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 12044/2010.
Fonte: www.band.com.br

De olho na classificação do Campeonato Brasileiro 2010

1) CORINTHIANS 13
2) CEARÁ 11
3) FLUMINENSE 9
4) AVAÍ 8
5) BOTAFOGO 8
6) Palmeiras 8
7) SÃO PAULO 8
8) SANTOS 8
9) CRUZEIRO 8
10) Internacional 6
11) ATLETICO-MG 6
12) FLAMENGO 6
13) GUARANI 6
14) GRÊMIO 5
15) VITORIA 5
16) VASCO 5
17) GREMIO PRUDENTE 5
18) GOIÁS 4
19) ATLÉTICO-PR 4
20) ATLÉTICO-GO 1

Porque não construir um novo Centro Cultural?


O poder público é, de fato, a maquina pública que adora gastar os nossos recursos com coisas sem sentido mesmo. Vejamos: a prefeitura vai inaugurar um monumento (o “deolhoemguaira” é favoráveis sim á cultura, bem como os monumentos que marcam os fatos do desenvolvimento de uma população) em comemorações aos 81 anos de emancipação política de Guaíra. Segundo o site da prefeitura, o argumento deles é: “A construção de um monumento histórico que possa lembrar às gerações futuras a força do município em suas oito décadas de emancipação foi uma determinação do prefeito José Carlos Augusto”.
Por outro lado, nós vemos o prédio que abrigava a antiga DDM (Delegacia da Mulher) praticamente abandonado. Acreditamos que, nesse local, comportaria muito bem um Centro Cultural, com várias oficinas culturais, cursos profissionalizantes, geração de renda e, porque não um monumento em homenagem á saudosa delegada de polícia, a Dra. Edimara Ramos? Será que o povo de Guaíra carece de um monumento cuja finalidade não passa de mera especulação política? Afinal de contas, a atual administração quer deixar um marco na história de Guaíra. Oxalá se esse marco fosse uma educação de qualidade (não é somente do material COQ que se faz uma boa educação, mas de todo um contexto educacional e pedagógico, inclusive espaços físicos (olha o estado da quadra do Centro de Lazer e CSU: atividades que são praticadas a céu aberto) e uniformes dos alunos), uma saúde que não faltassem médicos e remédios, uma cultura que, de fato, incluísse a cultura como uma forma transformadora, uma coordenadoria de esportes que aproveitasse e oportunizasse aqueles profissionais que estão há muitos anos na luta com modalidades que não fazem parte da coordenadoria (muitos são educadores, mas que por falta de incentivos param com suas atividades. Por outro lado, muitos professores que saem da faculdade de Educação Física, não tem o conhecimento prático que os mesmos tem, ou seja, eles por essa falta de conhecimento não saem daquela rotina: voleibol, futebol de campo e de salão, handebol, basquetebol e natação. É claro que, nós defendemos sim o conhecimento fisiológico, anatómico e pedagógico, mas, por outro lado, se os profissionais que atuam há muitos anos na pratica tivessem oportunidade, nós acreditamos que eles também iriam ter condições de cursar uma faculdade de Educação Física sim).
Para finalizar, deixaremos aqui uma frase para que o nobre internauta reflita obre o fato: “Se o monumento é para ser um baú de cartas que será aberto somente daqui a 20 anos (isso depende de quem estiver no cargo de prefeito. Que fique bem claro para a população de Guaíra) será que culturalmente falando, nós não estamos precisando de uma cultura, bem como uma administração pública mais seria?”
O “deolhoemguaira” é sabedor que, toda pessoa tem a sua opinião! Mas o que nós, enquanto meio de comunicação, estamos tentando fazer é despertar nos munícipes o senso crítico. Ou seja, será que vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes num simples monumento como esse?
Em nosso próximo manifesto, estaremos trazendo o que disse o educador, escritor e conceituado Rubens Alves sobre a escultura do parque Ecológico Maracá, aquela da Tomio Otaque.
Estamos de olho em Guaíra

De olho no jornal local

Renato Moreira tem parecer favorável a novo projeto para Guaíra
Foto retirada do site: www.camaraguaira.com.br

Extra-oficialmente chamado de “Bolsa Atleta”, projeto de Renato Moreira tem total apoio da direção acadêmica da Fafibe
O vereador Renato Moreira esteve em Bebedouro na última sexta-feira, 28, em busca de parceria para criar um projeto inédito em Guaíra: o extra-oficialmente chamado “Bolsa Atleta”. Em Reunião com a Profª. Drª. Aparecida Frigeri, Diretora Acadêmica da Fafibe, Moreira conseguiu total apoio da universidade para iniciar este projeto em Guaíra. A reunião foi um pontapé inicial para a criação desse grande projeto. A diretora da Fafibe já encaminhou a Moreira uma Carta de Intenção demonstrando interesse pela parceria com o município. Os próximos passos a serem tomados é a elaboração do projeto, que será feito por Moreira, a apresentação à prefeitura e por último, o aval da prefeitura para a implantação ou rejeição do projeto.
O “Bolsa Atleta” consiste em incentivar os esportistas guairenses a não trocar os esportes pelo trabalho para pagarem seu estudo superior. Isso, pois o trabalho feito tanto nas escolinhas quanto nos diversos campeonatos de incentivo, como o Circuito Municipal de Vôlei de Praia, entre outros, acaba se perdendo a medida que estes atletas ganham idade e precisam iniciar a educação superior. Para garantir que esse quadro aconteça, a faculdade oferece uma bolsa de 40% a estes alunos desde que a prefeitura garanta a contrapartida no mesmo valor. Quanto aos 20% restantes, Moreira afirmou buscar um método para garantir aos alunos esse valor, resultando em uma bolsa de 100% para que esses atletas possam se empenhar em suas modalidades e também cursar a graduação superior.
A diretora da Fafibe demonstrou grande interesse no projeto e já está se empenhando para que o projeto se torne uma realidade em Guaíra: “tenho certeza que este projeto será de grande importância tanto para Guaíra quanto para nós [Fafibe]. Guaíra pode contar com todo o apoio necessário para implantar esse projeto em parceria conosco”, afirmou a Drª. Aparecida Frigeri.
Moreira salientou que esse projeto não visa somente o apoio financeiro a esses atletas, mas sim, garantir que o município tenha bons atletas para representar o município em competições locais e regionais, e também que esses jovens que por ventura venham a não depender somente do esporte possam ter uma profissão.

Protesto foi aquí, contra os “treminhões”.


Ninguém conseguiu apontar o fato e/ou local do quadro “Imagem da Semana”, sinal de que a informação não está circulando bem em Guaíra. Será que ninguém da imprensa local ficou sabendo do protesto de moradores dos bairros José Pugliesi e Jardim Califórnia? Duvido, afinal, atear fogo em pneus usados fazendo barricada para impedir o tráfego de veículos não é comum em nossa cidade.

Pois é, o protesto inédito aconteceu na Avenida Lions Clube (trecho pavimentado da alça oeste do anel viário), na noite do último dia 17, véspera do aniversário de Guaíra. Após 81 anos, pela primeira vez a falta de perspectiva e atenção do poder público para um problema grave obriga populares lançarem mão de um protesto radical, em plena área urbana. Enquanto isso, alheios às agruras da plebe, os mandarins do paço recorriam a expedientes teatrais para festejar o sucesso (sic) de mais uma festa do peão.

Mesmo com a chegada da PM e caminhão pipa, pneus queimaram e bloqueram a Av. Lions Clube por duas horas.

Não é de hoje a insatisfação com o tráfego pesado de caminhões transportadores de cana na Avenida Lions Clube e aumenta na mesma proporção do aumento populacional na região, a cada ano com dezenas de novas moradias no entorno da via que foi projetada para ser parte do Anel Viário. E o erro da prefeitura começou justamente aí, ao projetar o local errado da alça oeste ou por ter aprovado loteamentos populares além da hoje Avenida Lions Clube. Ressaltem-se, as duas coisas são de gestões anteriores da “turma do bem” e, com certeza, interesses particulares de parentes e apaniguados sobrepujaram, à época, o interesse público.

Extremamente necessária para facilitar o escoamento da produção agrícola, especialmente a safra de cana que utiliza caminhões com reboques – os assustadores “treminhões” – a alça oeste deveria ter sido projetada após o Córrego Santa Quitéria, pois era bastante previsível a expansão da cidade além do bairro José Pugliesi. Das duas uma: deveriam ter desapropriado área de propriedade rural após o córrego (mas o parentesco…) ou impedido os loteamentos do Jardim Califórnia (mas eram aliados políticos…). O resultado da falta de planejamento e responsabilidade foi criar um problema futuro, que acabou caindo no colo deles.

Em 2008, sensível ao início dos reclamos, estive pessoalmente no local conversando com moradores e vasculhando rotas rurais alternativas entre as estradas da Mata e do Guaritá. Conversamos com representantes das usinas Colorado e Guaíra, obtendo apoio para a construção de um desvio, nos moldes do acordo que nossa administração conseguir fazer no bairro São José do Albertópolis, tirando o tráfego de caminhões da área urbanizada (antes, ninguém se importava com o problema). Fomos barrados pela falta de sensibilidade e cooperação de um proprietário rural e chegamos a pensar em uma medida judicial. Optamos por pedir e obter a colaboração das usinas para amenizar o problema dos moradores como jogar água para diminuir os efeitos da poeira, evitar passagem de caminhões durante o período de repouso noturno, reduzir velocidade para a segurança das crianças, etc. Em contrapartida, deixaríamos dinheiro no orçamento para 2009 com a finalidade de demarcar e desapropriar a área rural necessária para deslocar o Anel Viário após o Córrego Santa Quitéria, o que resolveria definitivamente o problema. Como perdemos as eleições, tudo voltou a estaca zero e a paciência dos moradores dá sinais de esgotamento. Se a “turma do bem” tiver interesse e juízo, fica a sugestão para retomarem o projeto de desapropriação ou as tentativas de acordo para o desvio, liberando assim a Avenida Lions Clube e os moradores das imediações dessa tormenta.

Obs.: 1)festa do peão terceirizada/orientada por Os Independentes, com total respaldo da Prefeitura e Faesp/Senar (via Sindicato Rural) é muito fácil fazer. O difícil é administrar e resolver paradas duras como a desse protesto, não é mesmo turma de “Rolandos Lero”??? 2)já que rádios e jornais se calaram para os fatos e hoje tem sessao ordinária na Câmara Municipal, será que algum edil tocará no assunto???
FONTE: http://sergiodemello.wordpress.com

De olho na piada


SE FOR MENTIR CONVENÇA
O Advogado saiu do escritório, encontrou a sua secretária no ponto de ônibus e caía a maior chuva.
Ele parou o carro e perguntou:
- Você quer uma carona?
- Claro, respondeu ela, entrando no carro.
Chegando ao edifício onde ela morava, ele parou o carro para que ela saísse e ela o convidou para entrar no seu apartamento.
- Não quer tomar um cafezinho, um whisky, ou alguma coisa?
- Não, obrigado, tenho que ir para Casa.
- Imagine, o Senhor foi tão gentil comigo, vamos entrar só um pouquinho.
Ele subiu, atendendo ao pedido da moça.
Ao chegarem ao apartamento, ele tomava seu drink enquanto ela foi para dentro e voltou toda gostosa e perfumada.
Depois de alguns goles, quem pode aguentar?
Ele caiu, literalmente. Transou com a secretária e acabou adormecendo.
Por volta das 4:00 h da manhã, ele acordou, olhou no relógio e levou o maior susto.
Aí ele pensou um pouco e disse à sua secretária:
- Você me empresta um pedaço de giz?
Ela entregou-lhe o giz, ele pegou, colocou atrás da orelha e foi pra casa.
Lá chegando, encontrou a mulher louca de raiva e ele foi logo contando..
- Quando saí do trabalho dei carona para a minha secretaria, depois que chegamos ao prédio onde ela mora, ela me convidou para subir e me ofereceu um drink, em seguida, ela foi para o banho e retornou com uma camisola transparente e muito linda, e após vários goles acabamos indo para a cama e fizemos amor, aí dormi e acordei agora há pouco...
A mulher deu um berro e falou:
- Seu mentiroso filho da mãe, sem vergonha, estava no bar jogando sinuca com os seus amigos, nem sabe mentir, até esqueceu o giz na orelha.

domingo, 30 de maio de 2010

A importância da Cultura em nossas vidas


Segundo o dicionário Aurélio – cultura tem sua origem no latim cultura, que significa cultivar o solo, cuidar, somatória de costumes, tradições e valores - é um jeito próprio de ser, estar e sentir o mundo, 'jeito' este que leva o indivíduo a fazer, ou a expressar-se, de forma característica. Ora, SER é também PERTENCER – a algum lugar, a alguma fé ou a um grupo, seja família, amigos ou povos. Daí ser a cultura um forte agente de identificação pessoal e social, um fator essencial na promoção da saúde. O indivíduo deve encorajar a diversidade na área, lembrando que o conhecimento inovador é responsável por produzir transformações no cotidiano. A cultura produz identidade e coesão social, abrindo também novas oportunidades para a crítica, a empatia e a política.
Nossa cidade realmente está carente de projetos culturais, sabemos que a Casa de Cultura oferece alguns cursos, mas Cultura não são somente cursos de artesanato, música, dança e pintura, não que eles não sejam importantes, são muitíssimo, mas Guaíra precisa de projetos culturais que realmente complemente essas aulas. Temos inúmeros músicos, artistas de diversos gêneros em nossa cidade que ficam a mercê apenas dessas aulas. Eles merecem muito mais, como Festivais de Música, apresentações de teatro, dança entre outros variados projetos que nossa cidade pode abrigar.
O artista, seja ele escritor, pintor, cantor, compositor – e também o esportista – sente-se grande quando sua identidade cultural é reconhecida. Alguém que é respeitado pelo que é capaz de realizar, e, na velhice, mesmo se incapaz de criar, por limitações decorrentes da idade (mãos trêmulas, declínio da voz, fraqueza muscular etc) será freqüentemente solicitado a transmitir suas vivências aos mais jovens. Desta forma, o indivíduo sente-se útil e é gratificante recordar as glórias passadas sentindo que contribui ainda para estimular e incentivar o ideal de uma vida.
O grande papel de projetos culturais são o fortalecimento da identidade pessoal e social do indivíduo, bem como de integrá-lo em sua comunidade, fornecendo-lhe, através do bem estar mental e social, condições de bem estar no mundo, ou seja, de saúde. O indivíduo comprometido com a cultura é feliz, portanto, pois sua vida adquire um significado útil. Este é – ou deveria ser – o objetivo da sociedade humana: o bem estar do grupo alicerçada na felicidade de cada um.
Fonte: http://denirbarulho.blogspot.com

JOSÉ CARLOS RETOMA O VIVA CIDADE, UMAS DAS REALIZAÇÕES MAIS LEMBRADAS DE SEU PRIMEIRO MANDATO


O “Viva Cidade”, uma das realizações mais lembradas do primeiro mandato 2003-2004) do prefeito José Carlos Augusto, está de volta. O chefe do executivo anunciou que vai retormar o programa que leva, ao estilo administração itinerante, a sede de governo para os bairros da cidade. O “Viva Cidade” vai oferecer ações de cidadania e a presença de secretários de governo nas comunidades que formam a cidade para atendimento direto da popução.“O Viva Cidade trabalha com bastante eficácia o conceito do governo que vai aonde o povo está”, lembra o chefe do executivo. A prefeitura ainda vai divulgar o calendário oficial do Viva Cidade mas o primeiro bairro a receber o governo itinerante será o conjunto Aniceto Carlos Nogeira no prócimo dia 6 de junho. O “Viva Cidade” terá como palco o novo espaço de lazer do bairro, que será inaugurada na semana que vem.

O Viva Cidade será realizado parceria com o Sindicato Rural e proporcionará vários serviços comunitários, resultado da ação conjunta de várias pastas do governo.

O prefeito José Carlos Augusto destacou a volta do evento.“A meta deste governo é estreitar cada vez mais os laços entre a administração e a população.É uma forma efetiva de levar qualidade de vida para todos os cantos de nossa cidade”, declarou o chefe do executivo.
Fonte: www.novositeprefeituraguaira.com

A árvore chamada "grupo do bem"


A política municipal é como uma grande árvore (prefeitura), com vários galhos (secretarias) e suas raízes (secretariados) que se alimenta da água, do ar, do oxigênio e de nutrientes do solo (orçamento público). Lembrando que esse mesmo solo foi cultivado, em outubro de 2008, através dos sonhos e anseios de “nós eleitores”. Mas essa mesma árvore que um dia imaginamos que daria flores (políticas públicas) e frutos (mais orçamento e menos secretários) não passa de uma espécie de árvore aroeira (pode bater que os dorminhocos secretários não caem) pintada de azul e branco. É bem mais fácil pintar uma árvore (convênios já existentes...) já formada por outras pessoas do que cuidar e zelar por uma nova espécie de árvore.

Mas vamos lá: hoje em dia, mesmo pintada de azul e branco, essa árvore se alimenta apenas de caviar e champanhe. Democraticamente, eu explico: estão sendo realizadas algumas obras que são, de fato, muito importantes para o desenvolvimento do nosso município. Mas que fique bem claro que, se não é o governo federal (PT), governo estadual (PSDB) e a administração passa (PT) terem deixados alguns recursos para esse fim, nada disso estaria acontecendo. Baseando-me em dados: falo isso “sem medo algum de errar”, até mesmo porque o plano do prefeito José Carlos Augusto é como se fosse à bíblia (que desculpe-me os padres, os pastores, os evangélicos, enfim, tenho que comparar o plano dele com alguma coisa séria) da política que deve ser seguido,ou seja, é nele que esta a sustentação dessa árvore chamado prefeitura.

Quando “nós eleitores” plantamos essa árvore, em outubro de 2008, acreditávamos que a mesma poderia oferecer sombra (segurança) e esperanças (política DEMOCRATICA). Acreditávamos muito que democraticamente iríamos construir juntos “a política do bem para o povo”, mas infelizmente a árvore nutre mais do que ela necessita (secretariados e cargos comissionados), ou seja, a terra (orçamento público) começa a ficar improdutiva e terra improdutiva (o ex-secretário municipal de saúde sabe muito bem o resultado de uma terra improdutiva? De terra ele entende bem, né?!) é sinal que faltou experiência por parte do administrador.

Bom, como em toda árvore existem alguns galhos que, ás vezes, cresce em má formação, isso é porque faltou chegar mais nutriente (orçamento), mas nesse caso, eu diria um pouco mais de boa vontade mesmo. Para que o nobre leitor não se perca em meros detalhes, eu estou falando de uma das coordenadorias de nosso município, em especial a cultura (não vem com essa de melhor carnaval, melhor Ecal, melhor natal na praça, melhor na incompetência de deixar as oficinas paradas há mais de um ano). Acredito que este galho deveria crescer um pouco mais, ou seja, trabalhar em prol do desenvolvimento cultural e artístico dos nossos munícipes. Cultura não se desenvolve somente dentro da casa de cultura, mas sim em todos os cantos do nosso município. Já pensou se a árvore só se alimentasse do solo e não do sol, do oxigênio e do ar? Assim deve pensar a coordenadora de cultura no que diz respeito ao orçamento destinado a sua pasta, ou seja, vamos alimentar de idéias e de coisas que da para se desenvolver em nosso município: cultura se desenvolve através do próprio povo.

Culturalmente falando esse galho, ou melhor, a coordenadoria de cultura poderia fazer se presente, de fato, em alguns prédios públicos: o prédio que abrigava a antiga DDM (Delegacia da Mulher) ali daria um excelente centro cultural, mas é periferia, né? O CSU (Centro Social Urbano) ali também poderia ser oferecido oficinas culturais durante a noite e aos finais de semana também, a quadra do bairro João Vacaro que fica ociosa aos finais de semana, a quadra da Cohab II (será que fica tão longe assim esse bairro?), enfim, são vários pontos em nosso município que poderia ser bem utilizados para oferecer políticas culturais no sentido de prevenção à violência, bem como a prevenção ao contato com as drogas. Se o governo municipal não tem as políticas públicas para oferecer aos munícipes, por essa falta, os comerciantes de produtos ilícitos tem...Por isso, é necessário que essa árvore seja melhor cuidada para que suas raízes possam sugar somente o necessário para a sua manutenção e que os galhos possam crescer cada vez mais fortes e, com isso, a árvore servirá a contento para sua população: sombra (segurança), flores (dinamismo por parte dos secretários), frutos (políticas públicas de verdade) e a terra (orçamento público) sempre será produtivo.

“Cego não é aquele que não quer ver, mas sim aquele que vê e não faz nada!”
Fonte: Jornal OGUAIRA - 04/05/2010

WWW.DEOLHOEMGUAIRA.BLOGSPOT.COM

O BLOG www.deolhoemguaira.blogspot.com é a mais nova forma de buscar a democracia através da internet no sentido de levar até a população guairense, bem como a quem interessar a notícia imparcial e sem manipulação. O nosso objetivo principal é trabalhar em prol da comunidade GUAIRENSE levando, através da comunicação um jornalismo verdade, ou melhor, um jornalismo em prol da comunidade, de fato, sem segundas intenções. Lembramos ainda que o “deolhoemguaira” é uma idéia do cidadão Davi Henrique Guilhermindo aquele que não mostra a cara, mas que vem através de seus artigos, fazendo alguma coisa em prol ao desenvolvimento do nosso município. Davi atendendo a sugestões dos munícipes adotou essa forma de carregar a bandeira em prol ao desenvolvimento de Guaíra, ou seja, agora é estar presente (qualquer cidadão poderá ser Davi) diante dos fatos do nosso município, sejam eles bons ou não.

Lembramos ainda que essa tarefa não fique apenas a cargo do cidadão Davi, mas sim de todos os cidadãos guairense. Por isso, o “deolhoemguaira” está aberto a você cidadão guairense. Participem através de denúncias, reclamações, sugestões e críticas também.
Guaíra é de todos nós! Vamos ficar todos juntos “deolhoemguaira”.
Sem mais, o nosso muito obrigado.
Deolhoemguaira – equipe

De olho no jornal local

Limpeza pública gera divergências entre legislativo e executivo
Na última sessão da Câmara Municipal, realizada na terça-feira, dia 25, o vereador Renato Moreira destacou a terceirização da limpeza pública pela prefeitura municipal. O vereador comentou que se aprofundará mais no assunto, uma vez que foi aprovado uma soma de mais de R$ 1 milhão anual para a empresa que está realizando o serviço. “A justificativa que nós recebemos é que esta empresa iria atual em áreas em que a outra não atuava, inclusive coleta de lixo e o nosso aterro sanitário. Só que faz tempo que estou vendo caminhão da prefeitura, com funcionário público, recolhendo lixo. Então, a prefeitura está pagando duas vezes. Eu gostaria de entender como isto está funcionando”, disse ele. O vereador José Mendonça pediu uma parte no discurso de Renato e acrescentou que devem fazer uma comissão de estudos para verificar realmente o caso. Procuramos o responsável pela limpeza pública do município, Márcio Carlos Nogueira Neto, e o mesmo juntamente com a assessoria de imprensa da prefeitura nos informaram que desde que assumiu os serviços de coleta de lixo na cidade, a atual empresa prestadora de serviços de limpeza pública vem, em conjunto com o governo municipal, procurando melhorar a cada dia o serviço prestado na cidade.

Quando o prefeito José Carlos Augusto assumiu o governo em janeiro do ano passado, a antiga empresa responsável pela coleta de lixo fazia somente a varrição e coleta de lixo doméstico com caminhão público, a atual empresa hoje é responsável segundo seu contrato de prestação de serviços pela varrição de vias e logradouros públicos, coleta e transporte de lixo doméstico e resíduos sólidos da varrição comercial e domiciliar diurna e noturna executado com caminhão próprio.

Além disso, ela também é responsável pelo serviço de capinação manual, raspagem e pintura de guias e sarjetas, além de ser de sua alçada a limpeza de canais e córregos.
O recolhimento de galhos de árvore, corte de gramados, recolhimento de restos de construção notificados pelo DEAGUA, tambores de oficinas e postos de gasolina e o recolhimento de animais mortos fica por conta da prefeitura, pois, não faz parte do contrato firmado com a atual empresa prestadora de serviços na limpeza pública.

O Coordenador de Serviços Urbanos, Márcio Carlos Nogueira Neto, destacou que “estamos trabalhando muito duro e fiscalizando o serviço prestado na limpeza da cidade, para que Guaíra fique cada vez mais limpa” disse Neto Nogueira.
O Prefeito José Carlos Augusto destacou que “o serviço prestado na limpeza pública está melhorando gradativamente e já podemos ver o resultado pelas ruas da cidade que, notadamente está mais limpa e bonita” disse o Chefe do Executivo.
Fonte: www.oguaira.com.br

sábado, 29 de maio de 2010

Porque não construir um novo Centro Cultural?


O poder público é, de fato, a maquina pública que adora gastar os nossos recursos com coisas sem sentido mesmo. Vejamos: a prefeitura vai inaugurar um monumento (o “deolhoemguaira” é favoráveis sim á cultura, bem como os monumentos que marcam os fatos do desenvolvimento de uma população) em comemorações aos 81 anos de emancipação política de Guaíra. Segundo o site da prefeitura, o argumento deles é: “A construção de um monumento histórico que possa lembrar às gerações futuras a força do município em suas oito décadas de emancipação foi uma determinação do prefeito José Carlos Augusto”.
Por outro lado, nós vemos o prédio que abrigava a antiga DDM (Delegacia da Mulher) praticamente abandonado. Acreditamos que, nesse local, comportaria muito bem um Centro Cultural, com várias oficinas culturais, cursos profissionalizantes, geração de renda e, porque não um monumento em homenagem á saudosa delegada de polícia, a Dra. Edimara Ramos? Será que o povo de Guaíra carece de um monumento cuja finalidade não passa de mera especulação política? Afinal de contas, a atual administração quer deixar um marco na história de Guaíra. Oxalá se esse marco fosse uma educação de qualidade (não é somente do material COQ que se faz uma boa educação, mas de todo um contexto educacional e pedagógico, inclusive espaços físicos (olha o estado da quadra do Centro de Lazer e CSU: atividades que são praticadas a céu aberto) e uniformes dos alunos), uma saúde que não faltassem médicos e remédios, uma cultura que, de fato, incluísse a cultura como uma forma transformadora, uma coordenadoria de esportes que aproveitasse e oportunizasse aqueles profissionais que estão há muitos anos na luta com modalidades que não fazem parte da coordenadoria (muitos são educadores, mas que por falta de incentivos param com suas atividades. Por outro lado, muitos professores que saem da faculdade de Educação Física, não tem o conhecimento prático que os mesmos tem, ou seja, eles por essa falta de conhecimento não saem daquela rotina: voleibol, futebol de campo e de salão, handebol, basquetebol e natação. É claro que, nós defendemos sim o conhecimento fisiológico, anatómico e pedagógico, mas, por outro lado, se os profissionais que atuam há muitos anos na pratica tivessem oportunidade, nós acreditamos que eles também iriam ter condições de cursar uma faculdade de Educação Física sim).
Para finalizar, deixaremos aqui uma frase para que o nobre internauta reflita obre o fato: “Se o monumento é para ser um baú de cartas que será aberto somente daqui a 20 anos (isso depende de quem estiver no cargo de prefeito. Que fique bem claro para a população de Guaíra) será que culturalmente falando, nós não estamos precisando de uma cultura, bem como uma administração pública mais seria?”
O “deolhoemguaira” é sabedor que, toda pessoa tem a sua opinião! Mas o que nós, enquanto meio de comunicação, estamos tentando fazer é despertar nos munícipes o senso crítico. Ou seja, será que vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes num simples monumento como esse?
Em nosso próximo manifesto, estaremos trazendo o que disse o educador, escritor e conceituado Rubens Alves sobre a escultura do parque Ecológico Maracá, aquela da Tomio Otaque.

Mutirão da Cidadania será promovido no dia 06/06


Foto meramente ilustrativa

O sindicato Rural/Senar e Faesp em parceria com a Prefeitura de Guaíra, Secretária da Agricultura; Usina Guaíra; Usina Mandu; Usina Colorado; profissionais de odontologia: Drª Nilce Samecima, Drª Liziane Ogata e Dr. Ricardo Takeda Lelis; Santa Casa Saúde e Bene Cabelereira, realizarão o evento que terá como objetivo oferecer à comunidade guairense todos os serviços gratuitos. Durante o evento realizarão exames como: tipagem de sangue, diabetes (estar em jejum de 8 horas), vacina em geral, controle de peso e altura, controle de pressão arterial e distribuição de escova dental. Além disso, em áreas sociais, terá cortes de cabelo e escova,fotos ¾ para documentos, emissão de documentos como: RG(levar certidão de nascimento ou casamento), Carteira de Trabalho (levar certidão de casamento ou certidão de nascimento e RG), CPF de 16 a 18 anos e título de eleitor. Atividades esportivas, culturais e educacionais estarão presentes. Realizarão torneio de futebol, jogos de equipe, pinturas em telas, oficina de artesanatos, pula-pula, atividades de palco e muito mais. O evento acontecerá no dia 06/06/10, na Av. 5, creche Dr. Waldemar Chubaci, bairro Aniceto Carlos Nogueira.
Fonte: www.oguaira.com.br

Vereadores aprovam projeto para Consórcio Culturando


Foto meramente ilustrativa

A Câmara Municipal realizou mais uma sessão ordinária na última terça-feira, 25, sob a presidência do vereador José Renato Tavares (PSB).
Na ocasião, os vereadores apreciaram o projeto de lei número 031-2010, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a ratificação da assinatura do Protocolo de Intenções para a criação do Consórcio Intermunicipal Culturando.

O projeto de lei foi colocado em votação após um amplo estudo por porta dos nove vereadores, sendo aprovado por unanimidade.
Este projeto irá proporcionar ao município um intercâmbio cultural com outras cidades da região. “Esperamos que este projeto venha a somar nas atividades culturais desenvolvidas no município. Cultura é um direito da comunidade”, disse o presidente José Renato.

Aprovado, o projeto de lei segue para o Executivo para a sua publicação na imprensa escrita do município, tornando-se Lei Municipal.
Um requerimento de autoria do vereador José Mendonça (PDT) também foi aprovado pela Câmara Municipal durante a última sessão. Ele solicitou informações da diretoria da Santa Casa sobre recursos prometidos por Deputados durante a festa do peão de 2009.
Fonte: www.camaraguaira.com.br

De olho na Fofoca


Daniel Craig é flagrado aos beijos com outro homem, diz jornal

Daniel Craig é flagrado aos beijos com outro homem, diz jornal Por essa ninguém esperava. O ator Daniel Craig foi visto aos beijos com outro homem no estacionamento de um bar gay na Califórnia. Segundo notícia publicada no National Enquirer, o bonitão, que interpreta o personagem principal do filme 007, protagonizou um beijo quente com um rapaz, na última semana. “Definitivamente era Daniel Craig e certamente estava beijando um cara. Daniel beijou o homem na boca e era um apaixonado beijo de língua. Na verdade, Daniel segurou a cabeça do cara em suas mãos e o puxou para o beijo!”, contou uma fonte à publicação.

Após revelar a notícia ao tabloide, a fonte ainda precisou ser submetida a um teste de polígrafo feito pelo jornal para provar que toda a história contada era verdadeira. A fonte ainda comentou que quando o galã percebeu que estava sendo observado, interrompeu a cena. “Se eu não tivesse visto com meus próprios olhos, não teria acreditado”, resumiu a fonte.

Um outro frequentador do bar admitiu: “Quando Daniel e seu amigo entraram, pareciam como qualquer outro casal gay de luxo verificando a cena. Daniel esfregou a perna e o ombro enquanto conversavam. Daniel não parecia se importar. No começo, pensei que ele tivesse vindo com o seu amigo gay para curtir a música ao vivo. Mas quando eles começaram a dançar juntos, eu pensei: 'Isto é mais do que apenas dois amigos que vieram para beber'”, concluiu.E a namorada do bonitão, a produtora Satsuki Mitchell, onde entra nessa história?

Fonte: www.uol.com.br


PT contesta DEM e Serra por propaganda política


O PT contestou hoje no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a propaganda partidária veiculada ontem pelo Democratas, em grande parte dedicada ao presidenciável do PSDB, José Serra. O PT quer que o DEM e Serra sejam multados pelo TSE e que o partido perca o direito de transmitir sua propaganda no primeiro semestre de 2011.

De acordo com o PT, o DEM desrespeitou as regras de propaganda partidária, que deve servir para divulgar exclusivamente o programa e a proposta política de um partido e não fazer a promoção de um candidato. O PT observa que Serra nem poderia ter aparecido no programa do DEM porque não é filiado ao partido. O PT também ressalta que a propaganda eleitoral ainda não é permitida nesse período de pré-campanha.

No programa transmitido em rede nacional de rádio e de televisão, o deputado Paulo Bornhausen, líder do DEM na Câmara, fez uma introdução. Ele afirmou que 2010 será um ano decisivo para o País e que propostas sérias e realistas merecem apoio. Em seguida, apareceu Serra dizendo que, nos últimos 25 anos, o povo brasileiro alcançou muitas conquistas, mas que "o Brasil pode ser muito mais do que é hoje".

Voto obrigatório divide o país, aponta Datafolha


Pesquisa Datafolha feita em 20 e 21 de maio revela que o voto obrigatório divide o eleitorado: 48% dos entrevistados no país são favoráveis e 48% são contrários. O apoio ao voto facultativo cresceu. O levantamento anterior, de dezembro de 2008, registrara o recorde de 53% a favor da obrigatoriedade; 43% eram contra.

Estabelecida na Constituição, a obrigação atinge os brasileiros alfabetizados dos 18 aos 70 anos de idade. Para analfabetos, maiores de 70 e os que têm entre 16 e 18 anos, o voto é facultativo.O Brasil é um dos 30 países em que o voto nas eleições nacionais é obrigatório. Dos entrevistados, 55% dizem que votariam se ele fosse facultativo; 44% optariam por não votar.

Fonte: www.uol.com.br