domingo, 30 de maio de 2010

A árvore chamada "grupo do bem"


A política municipal é como uma grande árvore (prefeitura), com vários galhos (secretarias) e suas raízes (secretariados) que se alimenta da água, do ar, do oxigênio e de nutrientes do solo (orçamento público). Lembrando que esse mesmo solo foi cultivado, em outubro de 2008, através dos sonhos e anseios de “nós eleitores”. Mas essa mesma árvore que um dia imaginamos que daria flores (políticas públicas) e frutos (mais orçamento e menos secretários) não passa de uma espécie de árvore aroeira (pode bater que os dorminhocos secretários não caem) pintada de azul e branco. É bem mais fácil pintar uma árvore (convênios já existentes...) já formada por outras pessoas do que cuidar e zelar por uma nova espécie de árvore.

Mas vamos lá: hoje em dia, mesmo pintada de azul e branco, essa árvore se alimenta apenas de caviar e champanhe. Democraticamente, eu explico: estão sendo realizadas algumas obras que são, de fato, muito importantes para o desenvolvimento do nosso município. Mas que fique bem claro que, se não é o governo federal (PT), governo estadual (PSDB) e a administração passa (PT) terem deixados alguns recursos para esse fim, nada disso estaria acontecendo. Baseando-me em dados: falo isso “sem medo algum de errar”, até mesmo porque o plano do prefeito José Carlos Augusto é como se fosse à bíblia (que desculpe-me os padres, os pastores, os evangélicos, enfim, tenho que comparar o plano dele com alguma coisa séria) da política que deve ser seguido,ou seja, é nele que esta a sustentação dessa árvore chamado prefeitura.

Quando “nós eleitores” plantamos essa árvore, em outubro de 2008, acreditávamos que a mesma poderia oferecer sombra (segurança) e esperanças (política DEMOCRATICA). Acreditávamos muito que democraticamente iríamos construir juntos “a política do bem para o povo”, mas infelizmente a árvore nutre mais do que ela necessita (secretariados e cargos comissionados), ou seja, a terra (orçamento público) começa a ficar improdutiva e terra improdutiva (o ex-secretário municipal de saúde sabe muito bem o resultado de uma terra improdutiva? De terra ele entende bem, né?!) é sinal que faltou experiência por parte do administrador.

Bom, como em toda árvore existem alguns galhos que, ás vezes, cresce em má formação, isso é porque faltou chegar mais nutriente (orçamento), mas nesse caso, eu diria um pouco mais de boa vontade mesmo. Para que o nobre leitor não se perca em meros detalhes, eu estou falando de uma das coordenadorias de nosso município, em especial a cultura (não vem com essa de melhor carnaval, melhor Ecal, melhor natal na praça, melhor na incompetência de deixar as oficinas paradas há mais de um ano). Acredito que este galho deveria crescer um pouco mais, ou seja, trabalhar em prol do desenvolvimento cultural e artístico dos nossos munícipes. Cultura não se desenvolve somente dentro da casa de cultura, mas sim em todos os cantos do nosso município. Já pensou se a árvore só se alimentasse do solo e não do sol, do oxigênio e do ar? Assim deve pensar a coordenadora de cultura no que diz respeito ao orçamento destinado a sua pasta, ou seja, vamos alimentar de idéias e de coisas que da para se desenvolver em nosso município: cultura se desenvolve através do próprio povo.

Culturalmente falando esse galho, ou melhor, a coordenadoria de cultura poderia fazer se presente, de fato, em alguns prédios públicos: o prédio que abrigava a antiga DDM (Delegacia da Mulher) ali daria um excelente centro cultural, mas é periferia, né? O CSU (Centro Social Urbano) ali também poderia ser oferecido oficinas culturais durante a noite e aos finais de semana também, a quadra do bairro João Vacaro que fica ociosa aos finais de semana, a quadra da Cohab II (será que fica tão longe assim esse bairro?), enfim, são vários pontos em nosso município que poderia ser bem utilizados para oferecer políticas culturais no sentido de prevenção à violência, bem como a prevenção ao contato com as drogas. Se o governo municipal não tem as políticas públicas para oferecer aos munícipes, por essa falta, os comerciantes de produtos ilícitos tem...Por isso, é necessário que essa árvore seja melhor cuidada para que suas raízes possam sugar somente o necessário para a sua manutenção e que os galhos possam crescer cada vez mais fortes e, com isso, a árvore servirá a contento para sua população: sombra (segurança), flores (dinamismo por parte dos secretários), frutos (políticas públicas de verdade) e a terra (orçamento público) sempre será produtivo.

“Cego não é aquele que não quer ver, mas sim aquele que vê e não faz nada!”
Fonte: Jornal OGUAIRA - 04/05/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário