segunda-feira, 31 de maio de 2010

Protesto foi aquí, contra os “treminhões”.


Ninguém conseguiu apontar o fato e/ou local do quadro “Imagem da Semana”, sinal de que a informação não está circulando bem em Guaíra. Será que ninguém da imprensa local ficou sabendo do protesto de moradores dos bairros José Pugliesi e Jardim Califórnia? Duvido, afinal, atear fogo em pneus usados fazendo barricada para impedir o tráfego de veículos não é comum em nossa cidade.

Pois é, o protesto inédito aconteceu na Avenida Lions Clube (trecho pavimentado da alça oeste do anel viário), na noite do último dia 17, véspera do aniversário de Guaíra. Após 81 anos, pela primeira vez a falta de perspectiva e atenção do poder público para um problema grave obriga populares lançarem mão de um protesto radical, em plena área urbana. Enquanto isso, alheios às agruras da plebe, os mandarins do paço recorriam a expedientes teatrais para festejar o sucesso (sic) de mais uma festa do peão.

Mesmo com a chegada da PM e caminhão pipa, pneus queimaram e bloqueram a Av. Lions Clube por duas horas.

Não é de hoje a insatisfação com o tráfego pesado de caminhões transportadores de cana na Avenida Lions Clube e aumenta na mesma proporção do aumento populacional na região, a cada ano com dezenas de novas moradias no entorno da via que foi projetada para ser parte do Anel Viário. E o erro da prefeitura começou justamente aí, ao projetar o local errado da alça oeste ou por ter aprovado loteamentos populares além da hoje Avenida Lions Clube. Ressaltem-se, as duas coisas são de gestões anteriores da “turma do bem” e, com certeza, interesses particulares de parentes e apaniguados sobrepujaram, à época, o interesse público.

Extremamente necessária para facilitar o escoamento da produção agrícola, especialmente a safra de cana que utiliza caminhões com reboques – os assustadores “treminhões” – a alça oeste deveria ter sido projetada após o Córrego Santa Quitéria, pois era bastante previsível a expansão da cidade além do bairro José Pugliesi. Das duas uma: deveriam ter desapropriado área de propriedade rural após o córrego (mas o parentesco…) ou impedido os loteamentos do Jardim Califórnia (mas eram aliados políticos…). O resultado da falta de planejamento e responsabilidade foi criar um problema futuro, que acabou caindo no colo deles.

Em 2008, sensível ao início dos reclamos, estive pessoalmente no local conversando com moradores e vasculhando rotas rurais alternativas entre as estradas da Mata e do Guaritá. Conversamos com representantes das usinas Colorado e Guaíra, obtendo apoio para a construção de um desvio, nos moldes do acordo que nossa administração conseguir fazer no bairro São José do Albertópolis, tirando o tráfego de caminhões da área urbanizada (antes, ninguém se importava com o problema). Fomos barrados pela falta de sensibilidade e cooperação de um proprietário rural e chegamos a pensar em uma medida judicial. Optamos por pedir e obter a colaboração das usinas para amenizar o problema dos moradores como jogar água para diminuir os efeitos da poeira, evitar passagem de caminhões durante o período de repouso noturno, reduzir velocidade para a segurança das crianças, etc. Em contrapartida, deixaríamos dinheiro no orçamento para 2009 com a finalidade de demarcar e desapropriar a área rural necessária para deslocar o Anel Viário após o Córrego Santa Quitéria, o que resolveria definitivamente o problema. Como perdemos as eleições, tudo voltou a estaca zero e a paciência dos moradores dá sinais de esgotamento. Se a “turma do bem” tiver interesse e juízo, fica a sugestão para retomarem o projeto de desapropriação ou as tentativas de acordo para o desvio, liberando assim a Avenida Lions Clube e os moradores das imediações dessa tormenta.

Obs.: 1)festa do peão terceirizada/orientada por Os Independentes, com total respaldo da Prefeitura e Faesp/Senar (via Sindicato Rural) é muito fácil fazer. O difícil é administrar e resolver paradas duras como a desse protesto, não é mesmo turma de “Rolandos Lero”??? 2)já que rádios e jornais se calaram para os fatos e hoje tem sessao ordinária na Câmara Municipal, será que algum edil tocará no assunto???
FONTE: http://sergiodemello.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário