sábado, 29 de maio de 2010

Porque não construir um novo Centro Cultural?


O poder público é, de fato, a maquina pública que adora gastar os nossos recursos com coisas sem sentido mesmo. Vejamos: a prefeitura vai inaugurar um monumento (o “deolhoemguaira” é favoráveis sim á cultura, bem como os monumentos que marcam os fatos do desenvolvimento de uma população) em comemorações aos 81 anos de emancipação política de Guaíra. Segundo o site da prefeitura, o argumento deles é: “A construção de um monumento histórico que possa lembrar às gerações futuras a força do município em suas oito décadas de emancipação foi uma determinação do prefeito José Carlos Augusto”.
Por outro lado, nós vemos o prédio que abrigava a antiga DDM (Delegacia da Mulher) praticamente abandonado. Acreditamos que, nesse local, comportaria muito bem um Centro Cultural, com várias oficinas culturais, cursos profissionalizantes, geração de renda e, porque não um monumento em homenagem á saudosa delegada de polícia, a Dra. Edimara Ramos? Será que o povo de Guaíra carece de um monumento cuja finalidade não passa de mera especulação política? Afinal de contas, a atual administração quer deixar um marco na história de Guaíra. Oxalá se esse marco fosse uma educação de qualidade (não é somente do material COQ que se faz uma boa educação, mas de todo um contexto educacional e pedagógico, inclusive espaços físicos (olha o estado da quadra do Centro de Lazer e CSU: atividades que são praticadas a céu aberto) e uniformes dos alunos), uma saúde que não faltassem médicos e remédios, uma cultura que, de fato, incluísse a cultura como uma forma transformadora, uma coordenadoria de esportes que aproveitasse e oportunizasse aqueles profissionais que estão há muitos anos na luta com modalidades que não fazem parte da coordenadoria (muitos são educadores, mas que por falta de incentivos param com suas atividades. Por outro lado, muitos professores que saem da faculdade de Educação Física, não tem o conhecimento prático que os mesmos tem, ou seja, eles por essa falta de conhecimento não saem daquela rotina: voleibol, futebol de campo e de salão, handebol, basquetebol e natação. É claro que, nós defendemos sim o conhecimento fisiológico, anatómico e pedagógico, mas, por outro lado, se os profissionais que atuam há muitos anos na pratica tivessem oportunidade, nós acreditamos que eles também iriam ter condições de cursar uma faculdade de Educação Física sim).
Para finalizar, deixaremos aqui uma frase para que o nobre internauta reflita obre o fato: “Se o monumento é para ser um baú de cartas que será aberto somente daqui a 20 anos (isso depende de quem estiver no cargo de prefeito. Que fique bem claro para a população de Guaíra) será que culturalmente falando, nós não estamos precisando de uma cultura, bem como uma administração pública mais seria?”
O “deolhoemguaira” é sabedor que, toda pessoa tem a sua opinião! Mas o que nós, enquanto meio de comunicação, estamos tentando fazer é despertar nos munícipes o senso crítico. Ou seja, será que vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes num simples monumento como esse?
Em nosso próximo manifesto, estaremos trazendo o que disse o educador, escritor e conceituado Rubens Alves sobre a escultura do parque Ecológico Maracá, aquela da Tomio Otaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário