quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

DE OLHO NA EXPRESSÃO: “NEGRO DE ALMA BRANCA” É PASSIVA DE RETRATAÇÃO !!!

Paulo Henrique Amorim vai se retratar com Heraldo Pereira

Os jornalistas Heraldo Pereira, da TV Globo, e Paulo Henrique Amorim, da TV Record e do blog Conversa Afiada, entraram em um acordo, em audiência de instrução e julgamento, realizada no último dia 15/02, em Brasília (DF), referente à ação movida por Pereira contra Amorim por danos morais.

No ano passado, Amorim publicou texto em que citava o repórter e apresentador da TV Globo e, entre diversos “adjetivos”, classificou Pereira de “negro de alma branca”.
Entre as cláusulas do acordo firmado, Paulo Henrique Amorim deve publicar texto se retratando com o Heraldo Pereira nos jornais Folha de S.Paulo e Correio Braziliense. Além disso, o blogueiro do Conversa Afiada deve doar R$ 30 mil, em seis parcelas de R$ 5 mil, a uma instituição de caridade determinada por Pereira, sendo que o primeiro pagamento deve acontecer no próximo 15/03.

Outro ponto do acordo firmado entre as partes determina que Amorim retire de seu blog todos os textos que fazem referência a Heraldo Pereira, bem como publique a mesma retratação exibida nos jornais, com o mesmo destaque e formatação utilizada no blog.

Na texto de retratação, segundo determinou a Justiça, deve conter o título “Retratação de Paulo Henrique Amorim concernente à ação 2010.01.1.043464-9”, em caixa alta, e Amorim deve declarar que “reconhece Heraldo Pereira como jornalista de mérito e ético; que Heraldo Pereira nunca foi empregado de Gilmar Mendes; que apesar de convidado pelo Supremo Tribunal Federal, Heraldo Pereira não aceitou participar do Conselho Estratégico da TV Justiça; que, como repórter, Heraldo Pereira não é e nunca foi submisso a quaisquer autoridades; que o jornalista Heraldo Pereira não faz bico na Globo, mas é empregado de destaque da Rede Globo; que a expressão 'negro de alma branca' foi dita num momento de infelicidade, do qual se retrata, e não quis ofender a moral do jornalista Heraldo Pereira ou atingir a conotação de 'racismo'”.
Fonte: http://portalimprensa.uol.com.br/noticias/brasil/47383/paulo+henrique+amorim+vai+se+retratar+com+heraldo+pereira+por+chama+lo+de+negro+de+alma+branca

Nenhum comentário:

Postar um comentário