terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

DE OLHO NA PREOCUPAÇÃO POR PARTE DO VEREADOR GUAIRENSE

A Raiva não pode chegar em Guaíra


Apesar do avanço acelerado em vários campos da ciência – biologia molecular, engenharia genética, estudos de código genético – a raiva continua a representar um desafio para o gênio humano. A falta de adaptação do vírus rábico a seus hospedeiros transforma a raiva em uma das doenças mais temidas que afetam a espécie humana por sua inexorável evolução letal. Porque o vírus rábico, durante milhares de anos, não foi capaz de se adaptar a seus hospedeiros naturais e quais são os mecanismos íntimos que desencadeia para provocar a morte de pessoas e animais que adquirem a doença, são perguntas sem respostas desde as primeiras descrições da doença.

A raiva é um antropozoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus rábico contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura. Apresenta uma letalidade de 100% e alto custo de assistência preventiva às pessoas expostas ao risco de adoecer e morrer.

Era comum até o ano de 2009 vermos os funcionários da Prefeitura Municipal, responsáveis pela vigilância sanitária e zoonose montando as suas estruturas para a vacinação de cães, o que os mesmos faziam com dedicação e presteza, imunizando os animais de nosso Município, para se evitar o aparecimento de doenças, como a raiva, que pode ser nociva, trazendo sérias conseqüências para os nossos animais e para as famílias guairenses.

Sabemos que a vacinação é feita através de programa do governo Estadual e Federal. Sabemos também que no ano de 2010, 2011 e até agora, no exercício de 2012, não houve vacinação dos cães em Guaíra.

No exercício de 2011 foram enviadas cerca de 5.000 vacinas para Guaíra, mas, a aplicação das mesmas evidenciou uma reação nos animais, e as mesmas foram recolhidas pelo Governo Federal.

Tivemos conhecimento de que o governo está priorizando a vacinação em cerca de 50 Municípios paulistas, onde houve incidência da raiva, como forma de combate para se evitar a proliferação da mesma para outras localidades.

O Estado de São Paulo possui 645 Municípios e foi detectado a doença em cerca de 50 Municípios, que serão alvo de ação da Secretaria da Saúde para combate à raiva animal.

Graças a Deus, no Município de Guaíra não há a incidência da doença, mas não podemos deixar de vacinar os animais, pois sem a vacinação, a doença poderá chegar a Guaíra, criando sérios problemas para os nossos animais e as nossas famílias.

Nem todas as famílias possuem recursos financeiros para vacinação de seus cães e com isso, deixam de vaciná-los, abrindo uma lacuna para que a doença possa entrar em nossos lares.

Dessa forma é necessário que o Poder Executivo Municipal, responsável pela vigilância sanitária e zoonose tome as medidas necessárias para a vacinação dos animais em Guaíra, mesmo que seja através de recursos da Municipalidade, pois caso contrário, poderemos ter a incidência de casos da doença e termos que conviver com medidas de combate direto à raiva. No nosso entendimento, temos que tomar as medidas preventivas para se evitar a doença e se não vacinarmos os nossos cães, a raiva poderá chegar a Guaíra como chegou a outros Municípios.

Cabe aí então a ação do Poder Executivo Municipal e na qualidade de Presidente da Câmara, falo em nome dos demais vereadores, afirmando que qualquer ato ou providencia que seja da alçada do Legislativo, haverá total apoio para que a raiva fique longe de Guaíra.

José Antonio Lopes é vereador e Presidente da Câmara Municipal de Guaíra.
Fonte: www.camaraguaira.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário