quarta-feira, 6 de julho de 2011

DE OLHO NA OPINIÃO

Urbanização e Meio Ambiente


Notamos que infelizmente, todas as ações que vem sendo realizadas, apesar de obterem poucos resultados pontuais, não resolvem o problema de fornecer moradia digna à população em larga escala. Os problemas persistem. Inúmeras pessoas continuam se realizar o sonho da casa própria e ao invés de procurar soluções duradouras, o que se observa é que o governo e a sociedade, por não poderem resolvê-las, acabam por se afastar deste grande problema. Uma vez que infelizmente, é impossível derrubar tudo e iniciar do zero, devemos partir para soluções melhor planejadas em setores menores das cidades. Os bairros são um bom começo. Planejemos a urbanização por eles. Por que não repensar de forma distribuída, suas necessidades sejam em termos de transporte, saneamento básico, iluminação, segurança, ensino e incentivos à indústria e ao comércio locais ou a novos que ali queiram se estabelecer.

Não podemos esquecer também que a urbanização de nosso município devem se desenvolver respeitando o meio ambiente. Hoje as áreas verdes se tornaram uma referência em defesa do meio ambiente e a sua degradação, sabemos que atualmente os espaços verdes estão sendo tomados pelos os centros urbanos. A relação cidade e natureza com o crescimento da urbanização vão se tornando cada vez menor, e a degradação se torna comum nas grandes cidades e também em pequenas cidades como a nossa, pois se não houver nenhum tipo de planejamento que ressalta a importância do meio ambiente, e vida urbana fica apenas atrelada a infraestrutura da cidade.

Mesmo as áreas verdes tendo muita importância para a cidade e sua população, as forças socioeconômicas as veem em segundo plano, pois o que é público não tanta tem importância para a economia. Além de que para desempenhar plenamente seu papel, as áreas verdes urbanas precisam ter um bom planejamento. Em suma, o que está acontecendo com as áreas verdes públicas, é que sempre estão reduzindo os seus recursos ou sendo administradas com os restos de outras ramificações do governo, enquanto aumenta as necessidades criadas pela expansão urbana. Associada está à falta de políticas públicas eficientes no campo urbanístico que poderiam evitar os problemas que ocorrem hoje nas cidades. É nesse sentido que embora todas as cidades apresentem áreas verdes onde a população possa ter momentos de lazer e contato com a natureza, poucas têm esses espaços de forma organizada, de modo que não passam de espaços sem função no urbano. Enfim, a falta de planejamento é um problema no desenvolvimento de nossas cidades, principalmente tratando-se das casas para população e as áreas verdes que geralmente estão em segundo plano, quando não abandonadas. Os resultados são as deficiências permanentes e crescentes dessas áreas que tem uma finalidade tão importante e crucial para a população e o espaço urbano.

Denir Ferreira dos Santos, o Denir Barulho é empresário e proprietário do Grupo Ao Barulho.
Fonte: http://denirbarulho.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário