sexta-feira, 28 de outubro de 2011

DE OLHO NA ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

A ética na administração pública
Por: Denir Ferreira dos Santos


A ética se constitui das experimentações humanas, e, portanto, busca encontrar o seu ponto de equilíbrio por meio de experiências vivenciadas e na postura comportamental, no calor das decisões morais, em meio aos conflitos existenciais, as paixões, sentimentos e agitações psicoemocionais afetivas que impulsionam o indivíduo, os grupos sociais, a comunidade e a sociedade como um todo.

O laboratório da ética são as inquietações humanas, fundamental a sua existência. A ética funciona como uma balança de precisão, onde devem ser pesadas, medidas e avaliadas, as ações e o comportamento humano, a fim de se verificar a utilidade, o possível direcionamento e as possíveis consequências advindas dessas ações.
É necessário que se busque um equilíbrio moderado, ou seja, bem dosado, como no caso do uso do sal ao temperar os alimentos, sobre as atitudes e comportamentos que terão importantes reflexos no plano da ação ética.

Como é de praxe no nosso país a corrupção, forma esta de se dar o “jeitinho brasileiro” que na maioria das vezes denigre a imagem do brasileiro levando-o a fama de “malandro” a grosso modo, se o brasileiro carrega consigo a fama de auferir vantagens por meios ardilosos e muitas vezes até mesmos contrário a lei não seria diferente na administração pública.

Um dos princípios mais importantes da administração pública é o da moralidade que se conjuga, ao meu ver, com a honestidade, e seria um ramo da “ética moral”, porém, no entanto a moral é subjetiva podendo ser amoral pra um e moral para outrem, contudo moral e ética deveria em tese andar lado a lado.

Observa se que nossa herança político administrativa veio viciada desde os primórdios da administração, pouco se investiu em formas para combater essa corrupção que assoberba o nosso país.
Certa vez disseram que no Brasil tudo que se planta dá, será que realmente é verdade.
O que é mais impressionante é que ninguém mais se indigna, deve ser por conta da impotência das nossas vozes ou porque calado é mais cômodo, pois nossas vozes já derrubaram até presidente, porque não mais gritar, não escuto a rouquidão das vozes que outrora berrava, a tática de ouvir o inaudito no momento não está funcionando.

Denir Ferreira dos Santos é empresário, apresentador do programa "Acorda Guaíra", presidente do Instituto Reviver e presidente do PSB local.

Fonte: http://denirbarulho.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário