domingo, 26 de setembro de 2010

DE OLHO NO RESUMO DA SEMANA

Por Davi Henrique


Semana do Idoso: Que motivos eles tem para comemorar?!
Cartaz postado no site da prefeitura municipal de Guaíra

Na última sexta-feira, dia 24, começou as comemorações para a Semana do idoso. Em Guaíra, a festa não é diferente (realizada pela prefeitura através das coordenadorias de Cultura, Esportes, Fundo Social de Solidariedade, Assistência de Desenvolvimento Social e Associação da 3ª Idade), com várias atividades, enfim, o Idoso tem isso garantido no estatuto do Idoso. Por isso, o meu objetivo através desta postagem é levantar uma questão que há tempos vem sendo prioridade para os idosos em nosso município: transporte adequado para esse público. Será que o atual prefeito, o vice, a primeira dama e a esposa do vice-prefeito já entraram num desses ônibus que fazem o transportes dos idosos? Acredito que não! Faço esta afirmação, porque se eles (autoridades e responsáveis), em nome do bom senso tivessem entrado dentro de um desses transportes, acredito que, em nome da ética e do bom senso, já teriam adquirido ônibus adequado e adaptado para realizar esse transporte. Veja só: quando a turma da 3ª Idade sai, por exemplo, para participar do JORI (Jogos Regionais do Idoso), eles viajam em ônibus que não são adequados e muito menos adaptado para os idosos. E, pasmem senhor leitor, esses ônibus não tem se quer banheiro. Imaginem se sua avó ou o seu avô fizesse parte de uma dessas delegações que estariam representando Guaíra num evento e, lá pelas tantas, um de seus avos sentisse vontade de utilizar o banheiro, por exemplo? Pois é, os nossos políticos não estão pensando nisso!
Por essas e por outros, eu acredito muito que esta semana deveria ser também uma forma de reivindicações por parte dos idosos: respeito, valorização, dignidade e possibilidade de viver em plenitude é um ato de bom senso por parte de qualquer político para com os nossos idosos.
Semana do idoso só é festa quando o motivo é para celebrar, de fato!!!


Já que o atual Coordenador do Serviço Público de Limpeza não resolve, o povo resolve!!

Pegando mais uma vez um gancho na matéria postada pelo blog www.nossaguaira.com, que há tempos vinha fazendo um trabalho de chamar a atenção das autoridades sobre um amontoados de galhos, folhas e algumas sujeira que encontravam-se junto a av. 29 entre as ruas 44 e 42, no bairro Padre Mario Lano. Pois é, o tempo passou e os galhos só não criaram raízes porque o papai do céu nós ajudou ao não mandar chuva em abundância. Mas, por ouro lado, a própria comunidade através de um ato (NÃO CONCORDAMOS!!) no sentido de se livrar desse problema, resolverão atear fogo nesses galhos e folhas que ali estavam a muito tempo. Agora, por outro lado, imaginem só como essa solução desesperadora não prejudicou o meio ambiente??
Enfim, a equipe do blog www.nossaguaira.com, por varias vezes tentou chamar a atenção das autoridades competentes para que o lixo fosse retirado. Como os responsáveis competentes não prestaram á decência de, ao menos, ir até aquele local para prestar as devidas SATISFAÇÕES para aqueles moradores, eles, então, encontraram a solução ali mesmo. Mas ao passar por aquelas imediações, percebi que ainda existe mais um troco de uma árvore que foi arrancada recentemente, mas que ainda vai dar muito o que falar. Agora, como sugestão a equipe do blog nossaguaira.com, eu sugiro aos mesmos, que ao invés de realizar mais uma nova campanha, que vocês convidassem o nobre vereador João Francisco Barboza(DEM)para um “Sarau”. Ou seja, enquanto a população daquela localidade utilisassem esse mesmo tronco para fazer uma enorme fogueira, o nobre vereador utilizando de seus dotes como excelente contador de histórias, poderia contar uma inédita historinha. Assim aquela população ficaria super feliz de ouvir mais uma historinha assim como eles ouviram (em outubro de 2008) também que o atual candidato a prefeito na época iria comprar 15 ônibus universitários, forneceria internet gratuita, construiria 400 casas populares, construiria a clínica da mulher, enfim, o nosso povo sempre gostou de ouvir boas histórinhas mesmo. Principalmente na tribuna Vicente Lacativa, onde os munícipes guairense deveriam ser BEM MELHOR REPRESENTADOS. Mas como será a história que o senhor vai contar em outubro de 2012??? Vamos andar mais nobre vereador!!!
OBS.: Fico devendo a foto do mato queimado, mas se alguém, de fato, se interessar, é só dar uma passadinha no endereço acima citado.

Academia popular ao Ar Livre
Foto meramente ilustrativa retirada junto ao site da prefeitura municipal de Guaíra

Quem já passou pelas imediações do parque Ecológico Maracá já percebeu que a prefeitura municipal acabou de instalar (algumas pessoas já haviam levantado essa possibilidade. É claro que o local sugerido não era esse. Afinal de contas, temos outras áreas da cidade que ficam ociosas: praça da Rodoviária, praça dos Estudantes, praça da Vila Aparecida, enfim, são tantas as áreas ociosas que deveriam ter uma atenção maior, mas que, segundo o que percebo, isso vai ficar para uma segunda etapa. É viver para crer!) a mais nova academia popular do ponto de vista leigo, é claro, esta mil maravilhas, mas do ponto de vista fisiológico, percebo que a academia é apenas para a turma da terceira idade. Nada contra! Mas, bem que o poder público poderia ampliar as possibilidades de exercícios com outros equipamentos para que as pessoas mais jovens também pudessem ter essa possibilidade de cuidar de sua saúde através dos exercícios físicos. Por outro lado, parabenizo o prefeito por essa iniciativa. Mas não concordo com a instalação do local. Vejamos: imaginemos uma pessoa fazendo exercícios físicos nesse local, de repente a mesma sente vontade de tomar água (ninguém merece ter que levar garrafinha, né!), o que ela faz? Bingo! Tem que atravessar a rua para tomar água, bem como fazer suas necessidades fisiológicas, por exemplo, utilizar o banheiro. Imaginemos uma pessoa sendo obrigada a ter que atravessar a rua com possibilidade de ser atropelada, ou mesmo correndo o risco de ganhar uma entorse por causa das sarjetas.
Acorda senhor secretario Paulo Roca! Já não basta a não realização do Guaíra Open, agora mais essa! Por favor, não brinque com coisas sérias!
Mas veja o que o Coordenador disse junto ao site da prefeitura:
“O Coordenador Municipal de Esportes Paulo Roca destacou a importância da parceria com a iniciativa privada. “A linha de trabalho do prefeito José Carlos Augusto é estar sempre buscando parceiros para consecução de benefícios para a cidade e temos seguido no mesmo caminho, conseguindo bons resultados. A academia é prova disso, uma vez que, os equipamentos foram doados por parceiros da iniciativa privada, sem custo algum aos cofres públicos.” - disse Paulo Roca.”

Por hoje é só, mas semana que vem tem mais!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário