sexta-feira, 20 de agosto de 2010

DE OLHO NA CIDADE DE BARRETOS

Ministro lança campanha de medula óssea
José Gomes Temporão mostra a camiseta oficial da campanha

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, esteve ontem no Parque do Peão participando de uma ação de incentivo ao cadastramento de doadores de medula óssea.
“A probabilidade de encontrar um doador compatível aumentou de 10% para 65%, mas temos que aumentar ainda mais esse cadastro, com maior perfil genético”, disse o ministro. O ministro visitou ainda o Hospital São Judas Tadeu e o Instituto de Ensino e Pesquisa, ambos do Hospital de Câncer de Barretos.

Ministério faz ação para aumentar doações de medula
O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, espera conseguir 10 mil doadores de medula óssea durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Os visitantes da Festa já podem aproveitar para se cadastrar no banco nacional de doadores de medula óssea. Este ano, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) escolheram o local, de intensa circulação de pessoas, para uma ampla ação de incentivo ao cadastramento de doadores desse tipo de célula, cujo transplante é indicado para o tratamento de câncer, principalmente leucemia (câncer no sangue).
A expectativa é que a ação resulte no aumento do número de doadores de medula óssea no país. “Em 2000, a probabilidade de se achar doadores compatíveis no nosso cadastro era de 10%. Hoje, já é acima de 65%. Por quê? Porque em 2003, tínhamos apenas 40 mil doadores registrados. Hoje já são mais de 1,7 milhão de cadastrados”, ressaltou o ministro. “Só os Estados Unidos e Alemanha têm cadastros maiores que o do Brasil”.
Temporão esteve nas instalações do Hospital São Judas Tadeu e o Instituto de Ensino e Pesquisa, ambos do Hospital de Câncer de Barretos e destacou dois importantes aspectos: a política de humanização e a tecnologia em tratamento e pesquisa. “São ações para resolver os problemas dos brasileiros no campo da saúde pública e da cancerologia”, disse.
Fonte: www.odiariodebarretos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário