segunda-feira, 30 de agosto de 2010

DE OLHO NA TRIBUTAÇÃO

Tributação lança dia 1º de setembro a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços


A Prefeitura de Guaíra, por meio do Departamento de Tributação, lançará na próxima quarta-feira, dia 1º de setembro, no site da Prefeitura a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços, uma importante ferramenta de tecnologia da informação, de uso obrigatório, prevista na Lei Municipal nº 2.410 aprovada em dezembro passado e que visa o aumento da arrecadação municipal do ISS – Imposto Sobre Serviços.
A Nota Fiscal Eletrônica, comum nos Estados e em grandes municípios brasileiros, servirá, também, como meio de combate a sonegação. Em Guaíra, a implantação do sistema esta previsto em três etapas, conforme Decreto nº 3806, sendo que nesta primeira etapa, apenas as empresas prestadoras de serviços das áreas de hotelaria, ensino de qualquer natureza, informática, gráfica, concessionárias de veículos e armazéns gerais estarão sujeitas ao uso obrigatório da Nota Fiscal Eletrônica.
O Diretor Tributário do Município, Edivaldo Faria, falou sobre a expectativa da implantação do novo projeto. “Por se tratar de um jeito novo de emissão da Nota Fiscal de Serviços, é natural que num primeiro momento haja algumas resistências, pois, em sua maioria, os prestadores de serviços estavam acostumados a preencher a Nota Fiscal de talonário impresso na gráfica, escrito a caneta e com uso de carbono e agora terão que se adaptar a usar a internet e digitar os dados na Nota no sistema de ISS-Web.” – disse Faria.
O novo sistema estará disponível no site do governo guairense www.guaira.sp.gov.br, dentro da opção de “serviços online”, sendo necessário cadastro prévio, uso de senha com possibilidades de gravação, impressão, alteração e consultas às notas emitidas.
Para melhor aprendizado de uso da tecnologia por parte das empresas envolvidas, os fiscais tributários da prefeitura estão visitando as empresas e ensinando os usuários a utilizar a ferramenta, de modo a minimizar o desconforto dos primeiros dias de uso. Os escritórios de contabilidade também estão recebendo um manual criado exclusivamente para atender a necessidade de aprendizado de uso dos aplicativos do sistema. Sugestões para melhorias do sistema agora implantado também serão analisadas.
Edivaldo Faria enfatizou o esforço da Prefeitura em oferecer maior segurança nas informações. “Com a adoção desta medida, estaremos oferecendo agilidade no processo, mais segurança nas informações e comodidade no cumprimento de obrigações tributárias exigidas em Lei.” – declarou o Chefe da Tributação.
Aos usuários recomenda-se o uso de um computador com 2 GHz de velocidade, 1 GB de memória, sistema operacional Windows XP, navegador Explorer 7 ou superior e uma conexão de banda larga. Esclarecimentos sobre a Nota Fiscal Eletrônica e demais aplicativos dos serviços online da prefeitura poderão ser obtidos na fiscalização pelo telefone 3332.5172 com os fiscais Carlos e Wanderli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário