sexta-feira, 4 de março de 2011

DE OLHO NESSE ALERTA PARA O CARNAVAL

Brincadeiras de carnaval podem provocar graves acidentes


Bombinha de água, por exemplo, pode causar o descolamento de uma retina
O Jornal Nacional noticiou, na quinta-feira (03) a proibição da venda de certo tipo de serpentina metalizada em Minas Gerais. Existe a suspeita de que ela tenha provocado o curto circuito num trio elétrico, que matou 15 pessoas em Bandeira do Sul. Mas, no carnaval, outros produtos podem oferecer perigo se não forem usados corretamente.

O analista de informática Vando Dias Jardim curtia o Carnaval com os amigos em Diamantina, no interior de Minas, quando levou um jato de espuma nos olhos: “Na hora que cai um trem no olho assim, começa a arder? Foram geralmente uns 3 minutos, só com olho ardendo e eu desesperado”, conta.

A espuma vem em spray, assim como a serpentina líquida e tintas para colorir os cabelos. Nem sempre as latas vêm com instruções em português e muitos desses produtos não são certificados pelo Inmetro.

“Esses em spray podem causar alergias. Além disso, esses produtos são inflamáveis e, se direcionados para uma chama, um fogo qualquer, eles podem conduzir esse fogo até o corpo de outras pessoas ou até do próprio corpo”, explica o capitão do Corpo de Bombeiros Frederico Pascoal.
Os confetes metalizados, que vêm em tubos, merecem atenção: “Como está sob pressão, pode causar lesão nos olhos e, se inalado por uma criança, pode causar o engasgamento. Então, sempre para cima, girar a parte inferior do produto”, explica o capitão.

Uma brincadeira aparentemente simples, uma bombinha de água também pode ser um risco se o equipamento não for utilizado da forma correta.
“Como a água sai à grande pressão, se atingir o olho de uma pessoa pode causar acidentes graves, como, por exemplo, o descolamento de uma retina”, diz Frederico Pascoal.

E as tradicionais buzinas? “Podem causar sérios problemas à audição das pessoas e o gás, ele é tóxico, se inalado ele pode levar inclusive à morte”, diz o capitão.

O vendedor ambulante Tiago dos Santos aprendeu as dicas pra não ter problema no Carnaval: “A gente tem que tomar cuidado. Divertir, mas com consciência”, diz.
Fonte: www.eptv.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário