sábado, 12 de março de 2011

DE OLHO NO QUESTIONAMENTO: CADÊ O SECRETÁRIO...

Cadê o coordenador municipal de cultura, José Carlos Augusto?
Imagem meramente ilustrativa, retirada junto á internet

Que a cultura é importante para o convívio humano, bem como o desenvolvimento de qualquer sociedade, isso é bem claro. Agora que o governo do prefeito, José Carlos Augusto (DEM) esta demonstrando que cultura não passa de simples oferecimento de ocupação para a população guairense, isso é visível. Dúvidas? Por favor, então, que o amigo internauta nós responda: quem é o atual coordenador de cultura, em nosso município? Quer uma pergunta mais fácil: qual é a atividade cultural que é desenvolvida pela prefeitura municipal através da coordenadoria municipal de cultura, em teu bairro? Não sabe?! Pois é, vai vendo como a cultura é tratada por aqui.

Infelizmente, o atual governo guairense não consegue enxergar que a cultura é importante no desenvolvimento de toda uma sociedade dos pontos de vistas cultural, da saúde, da educação, do esporte, do empreendedorismo, da geração de renda, enfim, acreditamos que para entender e valorizar a cultura de um povo é necessário que, primeiro, o governante tem que respeitar as manifestações culturais de sua cidade. É caro que, respeitar essas manifestações culturais não é sinônimo de realizar uma ou outra oficina de forma centralizada.

Segundo, ao escolher a pessoa que vai coordenar, ou melhor, fomentar a cultura do município, é necessário que a mesma possa ter, no mínimo, uma visão ampla de como a cultura pode e deve ser trabalhada de uma forma em que toda a população possa ter acesso a todas as formas de manifestações culturais.

Esperamos que o atual governo guairense possa o mais rápido possível nomear um novo coordenador(a) de cultura para dar uma dinâmica cultural ampla não somente aqui ou ali com outra oficina, mas varias oficinas que vão ao encontro dos anseios da população guairense.

Talvez até podemos entender que, por causa de contenção de orçamento, esta atitude por parte do senhor prefeito esteja sendo necessária. Mas por que então não fazer a união (junção) entre as coordenadorias de cultura, educação e esportes para uma melhor integração que, do ponto de vista educacional, seria algo importante.

Rapidamente podemos Citar alguns lugares do município que esta carecendo urgentemente de algumas oficinas culturais que poderiam muito bem estar realizando um trabalho de prevenção junto ás crianças e os jovens: Praça da Vila Nossa Senhora Aparecida (ao lado da quadra tem um mini-centro comunitário), praça do bairro João Vacaro, quadra do bairro COHAB II, centro comunitário do bairro Aniceto Carlos Nogueira, entre outros bairros do município que estão gritando por manifestações culturais que poderiam estar ajudando também no trabalho de prevenção, geração de renda, e também do ponto de vista de valorização por parte da própria comunidade. Enfim, para muitos: cultura é somente cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário