segunda-feira, 28 de março de 2011

DE OLHO NESSE PROBLEMA QUE É, DE FATO, DE TODOS NÓS E DOS NOSSOS POLÍTICOS TAMBÉM!!!

Enfim, se não cutucarmos os nossos governantes, eles não se tocam na questão de resolver o problema...!

O que será que o governo do estado de São Paulo está fazendo para melhorar, de fato, a educação no estado, bem como a insegurança que a nobre escola estadual, Dalva Lellis Garcia do Prado vem sofrendo, em nosso município ??? Como perguntar não é ofender: Cadê o Programa Escola da Família que foi criada pelo então governador Geraldo Alckmin com objetivo de integrar as famílias junto às escolas do estado??? É normal se por ventura o nobre amigo internauta dizer que por aqui o programa não deu muito certo. Como também seria normal a participação do atual governo municipal através de uma parceria com o governo do estado no sentido de continuar o projeto, MAS COM CRITÉRIOS DIFERENTES. Ou seja, com a integração das secretarias do município com as secretarias do estado, uma parceria sem vaidades, mas que pensasse apenas em resolver a falta de segurança na região da escola. Já penso: a saúde realizando campanhas educativas; o esporte oportunizando os jovens atletas; a secretaria de emprego realizando cursos profissionalizantes; a cultura levando suas oficinas; a educação que poderia ser uma educação continuada com professores de reforço escolar; a Policia Militar e a Guarda Civil Municipal também poderia vir no sentido de aproximar mais da comunidade, enfim, quem quer fazer alguma coisa faz.

Vereadores visitam a escolas Dalva Lelis
Os vereadores Renato Moreira e Maurilia Landim conversam com a professora Meire na escola Dalva Lelis

Aliais quem passa perto das imediações da escola percebe-se que não há sinalizações do solo (existe apenas uma lombada defronte a escola), não se vê também nenhuma viatura da polícia Militar e muito menos da Guarda Civil Municipal (sabemos que não é o papel da GCM). O que se percebe é um total descaso por parte dos governos Estadual e Municipal no sentido de assegurar o direito a segurança da escola, bem como dos alunos e professores. O governo estadual é muito bom na política demagoga no aspecto de melhor educação. Mas que educação é essa em que o aluno passa sem ir à escola, ou mesmo, passa sem aprender, de fato, o conteúdo??? Que governo é esse que proibi os professores de fazerem um BO (Boletim de Ocorrência) para registrar a agressão sofrida dentro da escola e, com isso, o indicie de violência dentro das escolas estadual é muito maior do que as estatísticas do ponto de vista dos políticos do PSDB e do DEM.

Espaço público que poderia ser MUITO BEM UTILIZADO no combate e na prevenção a violência

Fonte: www.nossaguaira.com

Já o governo municipal, que também é do partido do DEM, poderia muito bem reativar o abandonado prédio da antiga DDM (Delegacia da Mulher, que fica a menos de 40 metros da escola: Rua 42 com a Avenida 29) com cursos profissionalizantes para os jovens, oficinas culturais, enfim, capacitar e abraçar a nossa juventude com um abraço mais humano e não com um olhar político. Falando nisso, a praça da Vila Aparecida (fica BEM defronte a uma rádio Comunitária a mesma que recebe semanalmente o prefeito em um dos programas pagos com dinheiro público) que é um ponto estratégico e referencial para se chegar até a escola Dalva, infelizmente, é outra situação de abandono por parte do governo municipal. Rapidamente, poderíamos enumerar algumas situações de oportunidades para os jovens do ponto de vista de geração de um futuro com perspectiva. Infelizmente, nessa mesma praça, existe uma modesta, mas existe sim uma roda de fogo. Reafirmamos novamente: Isso acontece bem defronte a uma rádio Comunitária do município que também recebe no mesmo programa pago com dinheiro público, o coordenador do Serviço de Promoção Humana.

Prefeitura de Guaíra – SP oferece apoio a Escola Estadual do município
Da esquerda para a direita: Coordenador Paulo Rocca, Coordenadora Maria Lúcia Leal, funcionária pública Regina Célia e diretora Conceição Nicolino

Bom, falando em perspectiva de futuro, se os atuais secretários de governo do nosso município falassem a mesma língua, com certeza, nessa praça poderia ser desenvolvidos projetos de geração de renda, projetos culturais e esportivos, palestras que envolvam as famílias no sentido de preparar a mesma para os aspectos adversos que hoje as famílias se depararam e, muitas das vezes, não conseguem resolver por falta de orientações sociais, psicológicas, terapêuticas, enfim. Também poderia desenvolver projetos esportivos na própria quadra da praça (infelizmente o atual coordenador que é formado em Educação Física parece não entender que através do esporte também pode transformar as pessoas, ou simplesmente, em caminhá-las para um futuro melhor! Mas tem que ir lá e dar a cara à taba. Ou melhor, valorizar o salário que a população lhe paga. Ainda falando em projetos e nas pessoas que poderiam minimizar os aspectos de violência em nosso município, bem que o atual secretário de cultura poderia chegar já mostrando serviços através de inovações e valorização por nossa cultura. Desejamos que o mesmo não seja mais um advogado do atual prefeito (Assume o cargo, mas contesta qualquer funcionário que venha a emitir sua opinião contrária ao atual prefeito no aspecto da política cultural), mas que seja sim um inovador na CULTURA DA PAZ e na CULTURA FAMILIAR a mesma que aproxima as famílias através de eventos culturais NOS BAIRROS. Desejamos a ele também que mostre, de fato, ser digno do cargo que ocupa. Afinal de contas, a CULTURA é como a EDUCAÇÃO: ESTÁ EM TODOS OS LUGARES. Inclusive no combate a VIOLÊNCIA !!!

De olho nas soluções e ações por parte dos nossos governantes na melhoria da nobre escola!!!

Um comentário:

  1. eu acho que do jeito que as coisas estao indo na escola dalva lellis essa escola nao vai durar muito nao ela vai acabar sendo feixada e os alunos que vão pagar por isso .
    eu estudo na escola dalva lellis e estou cursando o primeiro colegial e nao queria que a escola fosse feixada

    ResponderExcluir