quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

DE OLHO NA OPINIÃO

Qualidade de Vida
Denir Ferreira dos Santos “o Denir Barulho” é empresário das lojas do Grupo Ao Barulho, presidente Municipal do PSB e presidente do Instituto Reviver

Pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), em 2010, Guaíra figura no 4º lugar no ranking das 100 melhores cidades brasileiras para se viver. Sabemos que esta conquista foi graças às melhorias que nossa cidade vem passando ao longo dos anos.
Todos nós somos responsáveis em manter este índice e até aumenta-lo.
Um índice como esse tem quer ser muito comemorado e por que não explorado em benefício à cidade.

A Qualidade de vida é o método usado para medir as condições da vida de um ser humano. Envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra e outras circunstâncias da vida. Não deve ser confundido com padrão de vida, uma medida que quantifica a qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis.

Para que nosso município continue com este índice devemos criar mecanismos de apoio e fiscalização para ações como controle de gastos na gestão de recursos públicos, lutarmos cada vez mais para os avanços nas áreas de economia, saúde e educação.
Devemos investir nas políticas públicas para promover a inclusão social, iniciativas que estimularam a geração de trabalho e renda, investimentos em cultura e na humanização dos serviços públicos.

Na saúde, por exemplo, a redução da taxa de mortalidade infantil tem que ser uma bandeira. Um trabalho intensivo na melhora do acompanhamento pré-natal, do início ao fim da gestação, sempre que possível pelo mesmo obstetra, e o trabalho educacional desenvolvido junto às gestantes trazem resultados surpreendentes em um período de apenas doze meses.

A modernização administrativa do paço municipal também é outro grande ponto a ser estudado. Em outras oportunidades já sugeri a implantação do “Sistema Prático de Atendimento ao Cidadão” que vai por fim às filas de atendimento ao público. Documentos como a certidão de área construída, certidão negativa de débito, baixa de atividades, reparcelamento débitos, que levavam até dias para serem executados, seriam disponibilizados no mesmo dia ou na hora, graças ao desenvolvimento e à implantação de novos programas (softwares) para melhorar o trâmite de processos solicitados pelos munícipes.

Enfim são inúmeras ações que podem e devem ser realizadas para que o guairense continue a ter um boa qualidade de vida. Vou ampliar essa discussão para outros textos, pois tenho inúmeras assuntos para explanar a respeito deste tema.
Fonte: http://denirbarulho.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário