segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

DE OLHO NAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA SEGUNDA-FEIRA, DIA 31.

Irã enforca homem que dizia ser Deus
Foto ilustrativa, retirada junto á internet

Morte eleva a 67 o número de execuções sumárias no país desde o início deste ano
Um iraniano que dizia ser Deus foi enforcado na quarta-feira passada (26) em Ahvaz, no sudoeste do Irã, relatou nesta segunda-feira (31) a agência de notícias Fars.

Identificado como Abdolreza Gharabat, o iraniano "fingia há muito tempo ser Deus e havia conseguido reunir ao seu redor jovens árabes da Província de Khuzestan", que possui uma forte minoria árabe, relatou a Fars.

Ele foi julgado culpado de "heresia" e "corrupção", segundo a mesma fonte.

O enforcamento eleva a 67 o número de execuções no Irã desde o início do ano, ou seja, mais de duas mortes por dia em média, segundo um cálculo da agência de notícias France Presse feito a partir de informações publicadas pela imprensa iraniana.

As autoridades não deram até o momento nenhuma explicação para esse número recorde, comparado aos 179 enforcamentos públicos anunciados em 2010 e, até mesmo, às 388 execuções registradas ano passado pela organização internacional de direitos humanos Human Rights Watch (HRW).

A maioria dos condenados executados eram traficantes de drogas, bem como assassinos e estupradores, segundo a imprensa iraniana.

Mas, Teerã enforcou também dois ativistas da Organização dos Mujahedin do Povo, principal movimento de luta armada contra o regime de Teerã; um rebelde curdo membro do movimento separatista Pjak, acusado de ter matado um guarda fronteiriço; bem como uma iraniana neozelandesa, Sahra Bahrami, acusada de tráfico de drogas.
Fonte: www.r7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário