quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

DE OLHO NESSES HERÓIS GENUINAMENTE GUAIRENSES

Obrigado por nos informar !!!


Do ponto de vista ético, moral, racional e humano a verdadeira informação (aquela que informa sem segundas intenções) consegue libertar (de um sistema político) um povo, conscientizar (sobre o bem e o mau do sistema capitalista), esclarecer (sobre planos de governo por partes daqueles que desejam governar o nosso futuro), enfim, mesmo sem ter cursado um curso de jornalismo, acredito que a informação e, principalmente, quem a reproduz, deveria entender um pouco de consciência humana, ou seja, informar sem segundas intenções é atitude nobre, alem, é claro, de ser democrático!

Por isso, a nobre população de Guaíra, aquela que lê jornal, ouve rádio e assiste TV, esta aprendendo a ver a informação com outros olhos e ouvindo com outros ouvidos. Ou seja, o senso crítico já está fazendo parte do bom senso para saber quando essa, ou aquela informação esta camuflado com segundas intenções. Exemplos como pesquisas de jornais (Guaíra está sem lei, sem ordem, sem um político sério e na revista: uma Guaíra que eu não vi), opiniões de radialistas (sem os contratos da prefeitura com essa rádio, ele é o primeiro a ser demitido)que se rebaixa a níveis absurdos para adular os governantes do poder e religioso que deveria defender a verdade, mas que sem explicação alguma, prefere fazer vista grossa diante do descaso diante do teu próprio nariz (lembra da praça, por exemplo?), enfim, não vou falar nem de um certo programa de TV que mostra uma Guaíra 100% maquiada. Mas essa é a nossa mídia: democrática ou com segundas intenções, que cada um tire sua própria conclusão!!!

A informação, ou melhor, a verdadeira informação conscientiza, esclarece, informa os leitores, ouvintes e também aos telespectadores. Mas, por outro lado, a verdadeira informação pode incomodar alguém que, por esse ou por outro motivo não gostaria que a população ficasse bem esclarecida sobre como, de fato, anda o seu país, seu estado e sua cidade.
Bom, as revistas em quadrinhos, bem como a arte cinematografia nós apresentou alguns heróis (mesmo que fictício) que lutavam em prol do seu povo. Hoje, contemporaneamente falando, temos os nossos políticos. Infelizmente como as revistas em quadrinhos, bem como a arte cinematográfica nos demonstra que os políticos brasileiros e, em sua maioria, deixam a desejar. É daí que surgem os heróis nacionais. Em Guaíra, por exemplo, segundo a própria polução que hora ou outra, afirma que por aqui existem alguns heróis que não se utilizam de mascaras para informar, denunciar, esclarecer, conscientizar e também ajudar a nossa população. Estou falando dos apresentadores do jornal da rádio Alternativa FM (88,9). Jornal esse que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11:00hs as 12:00hs. A título de esclarecimento: o jornal só voltara ao ar a partir do dia 10 de janeiro. Isso se deve as férias por partes dos heróis das informações, segundo a população.

Mas calma, nobre internauta, a curiosidade é uma dádiva divina, por isso, já vou falar desses heróis começando com o Robim Uodi, ou melhor, Cícero Duarte. Diferentemente da história do Robin de Sherwood, o nosso Robin Hood utiliza-se das ondas do rádio para levar até os menos esclarecidos e também menos informados a verdadeira informação de como anda a realidade da cidade. Alguns dizem que quando ele fala sobre os fatos do município, para algumas pessoas, isso é como se fora grandes flechadas em prol da democracia.

O próximo herói, segundo a população guairense é o jovem José Pugliesi de Oliveira Neto, ou melhor, o mascarado Zorro. Ele que não utiliza do principal disfarce do herói mexicano, ou seja, a máscara, mas quando ele fala através dos microfones do jornal, a população sabe que ele existe, mas muitos ainda não viram de perto o teu rosto. Daí a analogia com o mascarado Zorro. A população costuma dizer que, quando ele fala sobre a verdade dos fatos guairense é como se ele cravasse a espada da verdade no peito daqueles senhores que habitam temporariamente o Paço Municipal,aqueles mesmos que não gostariam que tais informações viessem a público.
A população costuma dizer que ele é, de fato, o Zorro, ou seja, não tem medo dos soldados que se criaram através da política municipal.

E por fim, ainda segundo a população guairense, falarei do último herói de hoje: é o Dr. Lucas Benedito Saraiva Leite, ou popular homem morcego, ou se preferirem: o Batman. Mas porque a analogia com esse herói de Gotham City? É muito simples: Batman se utiliza de vários equipamentos científicos, roliudianos, como cinto de utilidades, batmóvel e vários outros equipamentos mirabolantes que, do ponto de vista de cidadão guairense, o Dr. Lucas também utiliza a tecnologia para levar verdadeira informação até a população. Exemplos como gravadores, filmadora, carro próprio, internet, etc.

Acredito inteiramente que o nobre internauta deva estar se perguntando: mas e os nobres vereadores, o prefeito, o vice-prefeito, os secretários, etc. Não são em sua maneira, heróis?
Este é o prazer de informar: “A informação deve ser passada! Cabe ao leitor, ouvinte e ao telespectador tirar suas próprias conclusões!” Mas, como o trabalho de hoje foi elaborado no intuito de parabenizar os três heróis acima citado, eu deixo para outra oportunidade para falar também dos outros heróis guairenses.

Um comentário:

  1. até a parte de '' que cada um tire sua própria conclusão!!! '' ficou bom, mas depois foi tanta rasgação de seda que parei de lar na parte do robin hood

    ResponderExcluir