domingo, 11 de julho de 2010

DE OLHO NA EDUCAÇÃO GUAIRENSE

EDUCAÇÃO GUAIRENSE SUPERA EM QUASE 20% A MÉDIA NACIONAL DO IDEB

Aula com material do NAME-COC em escola municipal guairense: resultados quase 20% melhores que a média nacional

Nesta semana o município de Cajuru brilhou nos noticiários nacionais. O grande feito que mereceu a atenção da mídia nacional foi o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado pelo MEC e que colocou o município no topo, como a melhor Educação do país.Na avaliação do 1º a 5º ano do ensino fundamental , Cajuru conseguiu média 8,6 e classificou 6 escolas municipais entre as 10 melhores do Brasil; entre as quais, a “campeã” EMEB Aparecida Elias Draibe, que alcançou a nota 9,0 despontando como a melhor escola pública do Brasil.

Em entrevista, a diretora da melhor escola do país, Rita de Cássia da Fonseca Souza, afirmou que há cinco anos foi implantado na educação do município o sistema NAME / COC de ensino, durante a gestão do prefeito João Ruggeri. E que o Núcleo de Apoio à Municipalização de Ensino (NAME), do COC , é o referencial para a conquista. “Não é de repente que as coisas acontecem. A educação é um trabalho feito a médio e longo prazo. Estamos há meia década buscando essa excelência. O NAME/COC mudou totalmente a maneira do ensino em Cajuru. No começo enfrentamos a resistência de alguns professores porque o novo é sempre recebido com posturas reativas, mas com trabalho superamos os desafios”, explicou a diretora.

Rita também afirmou que foi por meio da assessoria do NAME /COC que avanços consistentes foram implantados na educação municipal de Cajuru . “Ao longo desta parceria de cinco anos, foram instaladas salas de informática nas escolas, o cinema chegou às unidades de ensino e criamos uma ouvidoria para investigar e estancar a evasão escolar”, explica a diretora.

O COC em Guaíra
No início de 2009 o governo José Carlos Augusto, por meio da Coordenadoria de Educação, realizou uma pesquisa para escolher o material a ser usado na rede municipal de ensino .“Fizemos um amplo levantamento e constatamos que municípios com parcerias com o NAME COC tiveram resultados excelentes no IDEB. Chegamos a visitar cidades e aí optamos pela parceria com o COC”, conta a secretária de Educação, Malú Garcia. ”O levantamento mostrou-nos que mais de 100 municípios brasileiros são parceiros do NAME-COC. Isso quer dizer que o método de ensino COC chega hoje a mais de 160 mil alunos e 10 mil professores, congregando em um mesmo modelo de gestão e qualidade algumas das mais conceituadas e reconhecidas marcas da educação nacional”, completa a secretária. O NAME-COC tem possibilitado aos municípios parceiros, avaliados pela Prova Brasil e IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), colocações acima da média brasileira. No primeiro ano de aferição do IDEB, em 2005 ,dos dez melhores municípios brasileiros, cinco eram parceiros do NAME-COC. Já no segundo, em 2007, o 1º colocado no Brasil, que atingiu a média 7,7, também era parceiro do sistema COC de ensino; assim como o 2º, o 3º e o 4º colocados. E agora, em 2009, Cajuru conquista o excelente resultado nacional respaldado pela parceria público-privada. Guaíra começa a colher os frutos da implantação do método de ensino. “Tivemos um resultado muito bom na avaliação do IDEB em 2009. A média de Guaíra foi 19,56 % acima da nacional . Guaíra alcançou a nota 5,5 contra os 4,6 do índice nacional. Ficamos ainda dentro da média do estado, que foi de 5,5 pontos. Estamos no caminho certo e como disse a diretora da melhor escola pública do país, Rita Fonseca, a educação de qualidade é construída a médio e longo prazo. Tenho a convicção de que em 2011 vamos alcançar uma média melhor, pois estamos trabalhando para isso. Investir em educação é garantir o amanhã”, comentou o prefeito José Carlos Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário