sexta-feira, 9 de julho de 2010

DE OLHO NA PROMESSA PARA A TURMA DA 3ª IDADE

Paço vai construir praça de exercícios para idodos


O prefeito de Guaíra , José Carlos Augusto , esteve em São Paulo,capital, na semana passada, para assinar, juntamente com a presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social do município , primeira-dama Edna Lamar Bernardes Augusto, um convênio que viabilizará a construção da “Praça de Exercícios do Idoso” no Parque Maracá.Para tanto serão investidos na praça R$ 41.030,32 destinados pelo Fundo Social do Estado e contrapartida do município. A implantação da “Praça de Exercícios do Idoso” foi desenhada para permitir a realização de exercícios físicos ao ar livre.

A Praça terá o objetivo de promover melhoria do equilíbrio e da marcha, fortalecer a musculatura dos membros inferiores, melhora da amplitude articular e aumento da flexibilidade muscular. No Brasil 32% das pessoas de 65 a 74 anos já sofreram queda, cuja freqüência aumenta com a idade. A melhoria no condicionamento físico evita a ocorrência de acidentes desse tipo enhtre os mais velhos.

De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Edna Lamar , os equipamentos da Praça de Exercícios são adequados e específicos para esse segmento da população. “ A queda representa a principal causa de morte por acidente na população idosa. Com a construção da praça esperamos colaborar para ocorrências desta natureza diminuam substancialmente”, declarou a primeira-dama. A Praça de Exercícios do Idoso será composta por seis estações com placas explicativas para a realização segura dos exercícios de prevenção.São elas:

Estação Barras Paralelas: facilita a marcha e melhora o equilíbrio.
Estação Senta-Levanta: fortalece os membros inferiores e facilita o deslocamento.
Estação Rampa-Escada: aumenta a independência para atividades de vida diária e facilita o deslocamento.
Estação Ergometria: melhora/mantém a flexibilidade e o movimento das articulações das pernas.
Estação Placa auto explicativa: melhora/mantém a flexibilidade e o movimento do punho e do antebraço.
Estação Escada para Dedos: melhora/mantém a mobilidade dos ombros e a extensão do braço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário