terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

DE OLHO NA CARNE DO FUTURO

Carne do futuro poderá ser produzida em laboratório
Nicholas Genovese(à dir.) e Vladimir Mironov, em seu laboratório, dizem que bife artificial ajudará na crise alimentar

Biólogos estudam criação de fonte de proteínas a partir de células-tronco de perus
A produção de carne futuramente dependerá mais das provetas do que dos bovinos, ou pelo menos assim pensa o biólogo Vladimir Mironov, que espera colaborar com a solução para a crise alimentar mundial em seu laboratório da Carolina do Sul, Estados Unidos.

O pesquisador e sua equipe estudam, há anos, a criação de carne a partir de células-tronco embrionárias responsáveis pela formação dos músculos procedentes de perus.

O cientista de 56 anos e seu colaborador Nicholas Genovese, de 32, esperam não apenas lutar contra a fome no mundo, com a criação de carne artificial, mas também tornar possíveis as missões de mais de seis meses a Marte, uma vez que vacas não podem embarcar em naves espaciais.

"Imagine, por exemplo, a colonização de outro planeta ou apenas que a população aumente", diz Mironov, antes de citar como exemplo o fato de que "não há mais nenhum espaço disponível para criar gado em Nova York ou Cingapura".

O biólogo, que trabalha em um laboratório de dimensões modestas, mas com tecnologia de ponta, na Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Sul, espera que a criação do bife artificial aconteça em breve, apesar de atualmente o processo de "cultivar carne" em laboratório ser longo e complexo.

- É um assunto de tempo e dinheiro.

Há 10 anos, Mironov obteve uma bolsa da Nasa para tentar concretizar o sonho de "cultivar carne". No entanto, atualmente os trabalhos do cientista não são mais financiados pela agência espacial americana, que, segundo ele, passou a priorizar a pesquisa sobre as plantas transgênicas como fonte alternativa de proteínas.

O trabalho de Mironov e Genovese segue adiante graças ao financiamento de três anos da organização de defesa dos animais Peta. Eles trabalham a partir de células-tronco embrionárias responsáveis pela formação dos músculos, chamadas mioblastos, procedentes de perus e que são impregnadas com soro de bovino para fazer crescer os tecidos musculares.

Mironov explica que ele e sua equipe trabalham "em pequena escala com o biorreator Synthecon da Nasa, a partir de esferas porosas de quitosano (uma fibra natural derivada da carapaça dos crustáceos), nas quais podem ser cultivados os mioblastos de animais compatíveis".

A carne assim cultivada, se chegar aos supermercados, será bastante parecida com a encontrada nos açougues, garante ele, acrescentando que a carne modificada já é uma prática corrente, e inofensiva.

Vladimir Mironov e Nicholas Genovese integraram em agosto do ano passado o grupo de 30 convidados pela Fundação Europeia da Ciência a participar em um laboratório de fabricação de carne em Gotemburgo, Suécia.

No local, conseguiram abordar com outros investigadores as dificuldades que enfrentam. A repulsa dos consumidores é um dos mais prováveis, apesar do procedimento de cultivo ser realizado em outros alimentos, como nos iogurtes.

Outro obstáculo é o financiamento. Nos Estados Unidos, o Instituto Nacional da Alimentação e da Agricultura não parece estar disposto a liberar dinheiro, ao contrário do que acontece, por exemplo, na Holanda, explica Mironov.

- Parece que os europeus estão na dianteira no tema da carne in vitro.

Apesar dos problemas, ele é otimista. Sem revelar a quantidade de carne artificial produzida até o momento, o pesquisador planeja realizar uma degustação na Suécia nos próximos meses. Ele conclui dizendo que os pesquisadores estão prontos, "mas o setor do capital de risco e as agências federais ainda não estão", antes de dizer que o "momento chegará".
Fonte: www.r7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário