quinta-feira, 11 de novembro de 2010

DE OLHO NA OPINIÃO

Uma educação para a solidariedade
Denir Ferreira dos Santos é empresário das Lojas do Grupo Ao Barulho , Presidente Municipal do PSB, Presidente do Instituto Reviver e apresentador do Programa Opinião da rádio Alternativa FM (89,9)

Os frutos colhidos pela Escola são, em si mesmo, também um estado de espírito de pessoas que se assumem livres e felizes, comprometidas pelo contributo para um mundo mais justo e solidário.
Atualmente o papel da Educação vai muito mais além do que a alfabetização e conhecimentos específicos, os educadores também estão discutindo sobre como as pessoas podem construir a solidariedade, baseando-se em pressupostos psicológicos que garantem que tal virtude é construída por cada um na interação com o meio, e apontar um caminho para a formação de sujeitos mais autônomos e solidários: e usam a cooperação como estratégia de conceber a construção das virtudes.
Os resultados demonstram a existência de uma evolução na disposição dos sujeitos para serem solidários, ligada a uma perspectiva de vivenciarem experiências significativas de reciprocidade e respeito mútuo, características de um ambiente cooperativo. Tais resultados nos permitem avaliar a que educação está em outro patamar e busca o desenvolvimento das estruturas de aspectos afetivos para a construção de personalidades morais.
Em Guaíra podemos citar dois exemplos que recentemente mostram este foco. A escola Soares Ouro Branco promoveu a Festa das Nações – Festa da Solidariedade em parceria com cinco entidades do nosso município, a saber: Instituto Reviver – Associação da Pessoa com Deficiência, Chácara Coração de Mãe, Amor Exigente e Associação Maria Peregrina. Foi uma noite realizada Praça São Sebastião de muita descontração com apresentações de danças típicas executadas pelos alunos do colégio. Parte da renda será revertida para as entidades participantes. Com isso a escola mostra e incentiva a solidariedade.
Outra ação foi Vestibulinho promovido pela Escola Santa Luz que abre possibilidades de estudantes guairenses adquirem bolsas de estudo através de seu desempenho na prova. O Vestibulinho foi estendido não apenas a alunos da escola, mas também alunos de outras escolas da cidade, tanto particulares como públicas. Um grande ato de apoio a educação e ajuda ao próximo.
A reflexão que podemos trazer desses gestos, é que a compreensão das interações sociais ajuda a contextualizar a importância da educação aliada ao ato de solidariedade.
O sucesso das primeiras experiências é importante na atitude dos cidadãos responsáveis.
O empenho e a aposta numa geração de homens honestos, conscientes, esclarecidos, livres dos constrangimentos do trabalho que se justifica e esgota na sobrevivência, inventivos e solidários, requer que se sedimente uma noção da responsabilidade.
Assim, ajudamos a formar novos lideres com base na educação e nas ações solidárias.
A política de educação deve caminhar com este olhar e no dia em que houver bom senso serão os conselhos dos sábios a ser pedidos e considerados. E isto só poderá ser construído de raiz.
Fonte: http://denirbarulho.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário