sábado, 20 de novembro de 2010

DE OLHO NA RESPOSTA DO EX-PREFEITO SÉRGIO DE MELO

Ex-prefeito Sergio de Melo

Leo Correa para o ex-prefeito Sérgio de Melo:
“Gostaria de parabenizá-lo pela conquista, mas fica em mim uma pitada de indignação pois parece que isso é uma conquista e não nada mais do que a obrigação de qualquer prefeito. Contudo vejo com bons olhos a possibilidade de em 2012 termos mais pessoas capazes de administras nossa querida Guaira.”

Prezado Leo, concordo que ter suas contas aprovadas é obrigação de qualquer bom gestor público e foi justamente assim, com naturalidade, que recebi a aprovação de minhas contas de 2005, 2006 e 2008 pelo TCE. Entretanto, causaria sim indignação se fosse mantido o parecer desfavorável nas contas de 2007 por um problema criado pelo próprio Tribunal ao desconsiderar gastos importantes que fiz na Educação naquele ano (nos demais também) e que todo guairense é testemunha. Quem não se lembra dos kits escolares com camiseta, short, mochila, blusa e calça, nas cores do município, distribuidos gratuitamente para mais de 4 mil crianças do ensino infantil e fundamental? A implantação do projeto Semente do Amanhã (jornada de tempo integral em toda a rede municipal) foi um marco e exigiu a construção de espaços adequados como a Escola Vera Vitali e os dois CECONs-Centro de Educação Continuada construidos no complexo esportivo Ramize Elias e no Centro de Lazer Dr. José L. Pugliesi Jr. Pois é, o TCE glosou estes gastos e com isso reduziu o nosso percentual de aplicação na Educação abaixo dos 25% exigidos constitucionalmente. No caso das obras, o problema alegado foi o fato de, embora iniciadas em 2007, terem sido finalizadas apenas em 2008 (por problemas alheios a minha vontade, como atraso no cronograma por chuvas, falta de mão de obra, rescisão contratual e nova licitação, etc). Tivemos que provar para os Conselheiros que os recursos utilizados nessas obras foram exclusivamente do orçamento de 2007, mas para isso existe todo um processo burocrático de apresentação de recursos, prazos, documentos, etc. Uma simples questão técnica, mas muito desgastante. Não tinha nada de corrupção ou malversação de dinheiro público no caso. Foi por isso que comemoramos (eu, PT e simpatizantes) o resultado favorável do meu pedido de reexame. Tenho certeza que fui um dos prefeitos que mais investiu e inovou na Educação guairense (em todos os níveis) e seria uma injustiça ter minhas contas rejeitadas pelo fato do TCE ter criado uma situação onde teria faltado 0,13% de gastos na Educação em 2007. Depois, tem o quadro geral da administração, onde recebi a prefeitura com um déficit de R$ 2 milhões e um esquema de corrupção em sua autarquia (DEÁGUA) que desviou R$ 6 milhões em cinco anos e o problema vinha desde 1995. Enfrentei e resolvi tudo isso, sendo que em 2007 e 2008, a prefeitura fechou com superavit superior a R$ 7 milhões (herança bendita que deixei para o meu sucessor). Modéstia a parte, qualquer contador que analisar os números da execução orçamentária no quadriênio 2005-2008 verá facilmente a seriedade e a eficiência do nosso trabalho. É por essas e outras que jamais admiti a hipótese de ter conta rejeitada e, em decorrência, tornar-me inelegível… Além de injusto, seria um brinde à incompetência e a gatunagem que corre solta. De qualquer forma, obrigado pela manifestação sincera, dando-me oportunidade de esclarecer. Quanto à 2012, voce está certo, tomara que tudo isso seja levado em consideração e a compra escancarada de votos não tenha mais espaço na política guairense. Um abraço.
Fonte: http://sergiodemello.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário