terça-feira, 16 de novembro de 2010

DE OLHO NA SAÚDE PREVENTIVA

Saúde realiza campanha de busca ao Tracoma nas escolas municipais




A postura de saúde preventiva adotada pelo governo guairense, continua em execução. A Prefeitura de Guaíra, por meio da Coordenadoria Municipal de Saúde, através do setor de Vigilância Epidemiológica realizou nesta semana mais uma etapa da busca ativa ao Tracoma , doença infecciosa que acomete os olhos e ocorre principalmente em crianças de 6 a 10 anos de idade. Se não tratada, o Tracoma pode provocar a perda de visão. A campanha está sendo realizada nas EMEFs ( Escolas Municipais de Ensino Fundamental) da Rede Municipal de Ensino com aplicação “in loco” de exames.
A meta, que inicialmente era realizar 400 exames, foi superada e foram realizados 583 exames, nos quais foram encontrados 16 casos positivos. Agora, a busca serão intensificadas junto às pessoas que residem junto com as crianças em que foram detectados o Tracoma, pois, trata-se de uma doença transmissível.
Os medicamentos são fornecidos pelo Estado a partir da detecção da doença por meio do exame. Uma vez constatada a doença, o medicamento é enviado ao município e os pacientes são tratados nas Unidades de Saúde de cada bairro com acompanhamento dos médicos dos PSFs , os postos de atendimento do Programa Saúde da Família.

A DOENÇA
O tracoma é uma ceratoconjuntivite crônica, caracterizada pelo desenvolvimento de folículos, hipertrofia papilar e formação de pano, que, de modo típico, descrito adiante, leva à formação de uma cicatriz e, algumas vezes, à cegueira. É causado pela Chlamydia trachomatis.

Quadro clínico
Os sintomas iniciais do tracoma são lacrimejamento, secreção mucopurulenta e irritabilidade ocular. Os primeiros sinais incluem hiperemia conjuntival e hipertrofia folicular.O exame biomicroscópico da córnea revela ceratite epitelial, infiltração subepitelial e extensão dos vasos do limbo para a córnea ( pano). A progressão do pano através da córnea, a cicatrização dos tecidos subepiteliais, a deformação das pálpebras, a infecção bacteriana secundária e a cegueira vão se desenvolvendo durante meses e anos. Não há sinais ou sintomas de infecção sistêmica.

Diagnóstico laboratorial
O diagnóstico pode ser feito pelo isolamento do agente, ou através de sorologia. Para o isolamento do agente utiliza-se raspagem da conjuntiva, obtendo-se células epiteliais, onde se procura demonstrar, através da coloração de Giesma, as inclusões citoplasmáticas típicas das clamídias. Outro método muito mais sensível utiliza anticorpos fluorescentes pra evidenciar a presença a presença das clamídias nos raspados conjuntivais.
A sorologia também é um método bastante utilizado, demonstrando-se anticorpos por imunofluorescência tanto no sangue, como na lágrima de pacientes infectados.

Tratamento
Nas áreas endêmicas o tracoma deve ser diagnosticado e tratado nas crianças, a fim de se prevenirem lesões intensas que levam a cicatrizações comprometedoras da córnea. As tetraciclinas e as sulfas são os medicamentos por 3 semanas e tetraciclina oftálmica aplicada 4 vezes ao dia durante 6 semanas. Na infecção crônica, altas doses sistêmicas de tetraciclinas podem suprimir os sinais clínicos, mas não conseguem erradicar a infecção.

Epidemiologia
Acredita-se que mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo estejam infectadas com tracoma, e que, destas, 20 milhões ficaram cegas. O tracoma é transmitido por contato, de olho a olho, através dos dedos e de fomitos, por exemplo, toalhas de uso comum. A doença é mais prevalente na Ásia e África e, particularmente, onde as condições de higiene são precárias e a água é escassa. Nestas áreas endêmicas a infecção pode ser adquirida universalmente na infância; lesões oculares graves resultam de superinfecções bacterianas recorrentes.

A Coordenadora Municipal de Saúde Leila Alves de Freitas Pita ressaltou a importância do trabalho. “ O Prefeito José Carlos Augusto preza pela saúde dos guairenses. Diante disso, campanhas preventivas para deteção de doenças são fundamentais.” – afirmou Leila Pita
A Chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica ,Vânia Tristão, declarou que “este tipo de campanha é muito importante, afinal, quando detectamos a doença precocemente, problemas maiores podem ser evitados.” – finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário