terça-feira, 2 de novembro de 2010

DE OLHO NO AVANÇOS NA CURA DO CÂNCER

Cientistas descobrem como proteína destrói células cancerígenas
A pesquisa permite avançar no combate ao câncer, malária e diabetes

Cientistas australianos e britânicos observaram pela primeira vez o funcionamento de uma proteína capaz de destruir células cancerígenas. Essa descoberta vai permitir avançar no tratamento contra o câncer, a malária e o diabetes, revelaram nesta segunda-feira (1) os pesquisadores.
A descrição da estrutura molecular dessa proteína, chamada perforina, e seu funcionamento, foram publicados na última edição da revista científica Nature.

Segundo o responsável pela pesquisa, James Whisstock, da Universidade de Monash (Austrália), essa proteína perfura células tomadas por vírus ou que se transformaram em células cancerígenas e permite a entrada de enzimas tóxicas que depois as matam em seu interior.
- Sem essa proteína, nosso sistema imunológico não pode destruir as células cancerígenas. Agora que sabemos como é seu funcionamento, podemos começar a ver como é possível combater o câncer, a malária e o diabetes.

A pesquisa, que durou dez anos, conclui as observações que o prêmio Nobel Jules Bordet iniciou há cerca de 110 anos. “A descoberta dá uma resposta fundamental ao mistério da imunologia”, disse Whisstock, ressaltando que a falta de perforina acelera o desenvolvimento de tumores e, em particular, de leucemia.
A proteína também pode atacar células sadias por uma deficiência do sistema imunológico, como no estádio inicial do diabetes, ou pela rejeição de um tecido após um transplante de medula óssea.
Fonte: www.r7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário