terça-feira, 2 de novembro de 2010

DE OLHO NA POSSIBILIDADE DE LEGALIZAR A MACONHA NO ESTADO DA CALIFÓRNIA, NOS ESTADOS UNIDOS

Califórnia decide nesta terça se legaliza maconha
Plebiscito ocorre junto às eleições de meio de mandato para renovação do Congresso

Além de renovar parte do Congresso e de escolher novos governadores, os eleitores norte-americanos comparecem às urnas nesta terça-feira (2) para votar uma série de medidas polêmicas, entre as quais a legalização da maconha no Estado da Califórnia.
O plebiscito concentra nas urnas californianas os olhares do país, perguntando aos eleitores se o Estado deveria autorizar o cultivo, a posse, o consumo e a compra da substância por maiores de 21 anos.

A rejeição à proposta, que é vista por muitos como um sinal de incoerência por parte dos Estados Unidos, foi manifestada inclusive pelo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, para quem a votação "enfraquece a luta contra as drogas" e teria consequências negativas para toda a América Latina.
Segundo as últimas pesquisas, a maioria da população deve se opor à legalização da maconha, diante dos temores de que sua descriminalização aumente o risco de acidentes, tenha consequências no ambiente de trabalho ou crie uma plataforma legal para os narcotraficantes na Califórnia.

Se aprovada, a medida conhecida como Proposição 19 representaria uma importante fonte de renda por meio de impostos para os cofres do Estado, onde o consumo de maconha sob prescrição médica já é legal. Ao mesmo tempo, no entanto, a lei entraria em contradição com a legislação federal, que segue considerando a maconha uma substância proibida.
Fonte: www.r7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário