sábado, 12 de fevereiro de 2011

DE OLHO NO QUE A MÍDIA ESTÁ FALANDO SOBRE A CADEIA DE BARRETOS-SP

Foto que ilustra a cadeia da cidade de Barretos

Polícia de Barretos procura detentos que fugiram na sexta-feira (11)
A cadeia, que abrigava 96 presos, tem capacidade apenas para 45.
A Polícia Militar de Barretos, no interior de São Paulo, prossegue as buscas por 43 detentos que fugiram da cadeia municipal da cidade na noite de sexta-feira (11). Segundo a PM, pelo menos oito presos já foram recapturados.A cadeia, que abrigava 96 presos, tem capacidade para 45.

A fuga aconteceu depois que os detentos serraram as barras das celas e renderem os carcereiros do local, segundo informações da polícia. Duas armas e celulares foram levados do local. Uma caminhonete e uma moto foram roubados e usados durante a fuga.
Fonte: www.r7.com

Pedido de interdição da cadeia de Barretos foi negado pelo TJ essa semana
MP entrou com um processo há dois anos
No início desta semana, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo negou o recurso do Ministério Público pedindo a interdição da cadeia de Barretos, que nesta sexta-feira (11), teve a fuga de 43 detentos, sob a alegação que não podia decidir sobre o assunto, que é de competência da Secretaria de Administração Pública.

Há dois anos, o Ministério Público de Barretos entrou com uma ação pedindo a interdição da cadeia, baseada na precariedade do local. “Além da falta de infraestrutura do local, de fios, também é precário o tratamento e a segurança dos presos e, claro da própria população”, afirma o presidente da OAB de Barretos, Merhej Najm Neto.

De acordo com o advogado, outro agravante é que a cadeia está localizada no centro da cidade, principalmente em casos de fuga como a ocorrida nesta sexta-feira. Os detentos fugiram do local pela porta da frente, após serrar as grades, render os dois carcereiros e roubar suas armas.

“Não há segurança alguma, para chegar à rua, os presos têm que passar por duas portas apenas. Fugiu quem quis”, afirma o presidente da OAB, que diz também que as tentativas de fugas são constantes. “Pelo menos uma por ano.”

No dia da fuga, a cadeia abrigava 96 presos, mas tem capacidade para 45. A superlotação já chegou a ser maior. O local já teve 170 presos abrigados, mas há um ano, por meio de uma política de transferência rápida, os presos passaram a ser transferidos para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Franca assim que são julgados e condenados.

A cadeia de Barretos é uma das que está no projeto do governo estadual de desativação, mas, em visita à região neste sábado (12), o governador Geraldo Alckmin não deu prazo para que ela seja fechada.
Fonte:www.eptv.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário