domingo, 6 de junho de 2010

DE OLHO NA CONSCIENTIZAÇÃO










O diretor do Deagua, José Mauro Caputi Júnior, falando para as crianças na Casa de Cultura: cultivo permanente da consciência ambiental.

Realizada pelo DEAGUA (Departamento de Esgoto e Água de Guaíra), a I Semana do Meio Ambiente, com exposição na Casa de Cultura, já recebeu centenas de crianças da rede municipal de ensino. O evento é promovido desde o último dia 27 de maio e já é considerado um sucesso de público pelo governo guainrese..
Na Casa de Cultura, como parte da programação, o DEAGUA realiza uma exposição dos projetos ambientais realizados peça autarquia: Consumo Inteligente, Reflorestamento, Gestão Ambiental e Georreferenciamento.

De acordo com o diretor do DEAGUA, José Mauro Caputi Júnior, a ação, desenvolvida pelo Departamento de Água e Esgoto de Guaíra em parceria com a Prefeitura, foi planejada especialmente para as centenas de alunos das EMEFs (escolas municipais de ensino fundamental) da cidade e objetiva destacar a responsabilidade com relação à preservação da água e do meio ambiente. “Ciente de seu papel na preservação do Meio Ambiente, o DEAGUA está buscando cultivar a conscientização da comunidade sobre os riscos da escassez de recursos hídricos e o uso racional da água. A idéia é promover mudanças de hábitos na comunidade, não por meio da imposição de penalidades, mas sim incorporando os conceitos preservacionistas ao cotidiano da população por meio da educação ecológica”, explica Caputi.

De acordo com Juliana da Silva Garcia Leal, engenheira ambiental, a Semana do Meio Ambiente proporciona ações de aproximação e interação do órgão público com a sociedade por meio da rede escolar do município.
“Esse projeto tem por objetivo ressaltar a responsabilidade de todos com relação à preservação da água e do meio ambiente. Mostramos o saneamento básico como atividade essencial à saúde e proporcionamos informações sobre a importância da utilização dos recursos hídricos com responsabilidade e racionalidade”, explicou.

Os projetos apresentados na Semana do Meio Ambiente em Guaíra serão replicados em Barretos de 10 a 12 de junho, no Rancho do Peãozinho (Os Independentes),com horário de funcionamento das 9h às 17h, juntamente com a Festa dos Campeões.
A exposição em Barretos terá a presença de alunos 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Guaíra como monitores do projeto CONSUMO INTELIGENTE, desenvolvido pelo DEAGUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário