sábado, 19 de junho de 2010

DE OLHO NO MEIO AMBIENTE

DEAGUA EXPÕE PROJETO CONSUMO INTELIGENTE EM BARRETOS



Imagens do DEAGUA na Feira em Barretos: exportando conceitos

O Departamento de Água e Esgoto de Guaíra – DEAGUA participou, em Barretos, da 1º Feira do Meio Ambiente, realizada no Parque do Peãozinho, organizada pela UNIFEB – Universidade de Barretos. A feira ofereceu exposição de projetos ambientais desenvolvidos em várias cidades da região. A exposição, com entrada gratuita foi realizada nos dias 10, 11 e 12 junho.
A 1ª Feira do Meio Ambiente é uma iniciativa da Associação Cultural de Turismo – VIVART, em parceria com o clube Os Independentes e a UNIFEB.

O DEAGUA levou a exposição do projeto Consumo Inteligente desenvolvido pela engenheira ambiental Juliana Garcia. O projeto é realizado com os alunos do 5º ano das escolas municipais de Guaíra. O objetivo do projeto é conscientizar as crianças sobre o uso racional de água e também torná-los multiplicadores da consciência ambiental.
A feira teve o objetivo de promover a consciência ambiental, social e econômica da comunidade. Entre as atividades desenvolvidas no local destacaram-se as oficinas de transformação de lixo reciclável, a sala sobre aquecimento global, a sala de consumo inteligente de água – do Deagua, a feira de cacarecos e a sala sobre construções sustentáveis. “A feira buscou a conscientizaão das pessoas. O evento mostrou, numa cidade vizinha, o trabalho que o DEAGUA vem desenvolvendo em nosso município na questão da preservação do meio ambiente”, afirmou José Mauro Caputi, diretor da autarquia.

Marony Martins, engenheira, professora da Unifeb e coordenadora da feira , destacou o trabalho do DEAGUA. “Fiquei encantada com os projetos desenvolvidos pelo Deagua em Guaíra. É um trabalho pedagógico muito interessante que conscientiza as crianças sobre a necessidade de preservação ambiental”, afirmou.
Cerca 2 mil crianças de escolas públicas e particulares de Barretos e região, alunos da UNIFEB, SENAC e outras instituições de ensino conheceram a feira. Durante o evento houve apresentações artísticas, culturais e educativas, exposições de arte, fotografias, trabalhos ambientais das escolas e da Casa Ecopeãozinho. Guaíra, por meio da coordenadoria de cultura, apresentou o coral raízes, composto por pessoas da 3ª idade, que encantou o publico presente, além de apresentação de capoeira também do grupo 3ª idade.

O Diretor do Deagua conheceu de perto a Casa Ecológica, exposta na feira. Na construção, que tem 65 metros quadrados, foram utilizados uma tonelada de pneus, cerca de 12 toneladas de entulho de construção civil, cerca de cinco mil garrafas Pet e 400 caixinhas de leite e ainda energia eólica. “A Casa Ecológica mostra, em detalhes, o que pode ser feito com materiais recicláveis. “Estamos pensando levar o projeto para Guaíra e poder trabalhar ainda mais com a nossas crianças sobre a importância do que pode ser feito com material reciclável”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário