quarta-feira, 30 de junho de 2010

DE OLHO NAS INICIATIVAS POSITIVAS

Arraiá beneficente

Denir Ferreira dos Santos é empresário das Lojas do Grupo Ao Barulho, presidente municipal do PSB, apresentador do programa Opinião da rádio Alternativa FM e presidente do Instituto Reviver.

O Instituto Reviver realizou na noite do último dia 22 um grande Arraiá para a Associação da Pessoa com Deficiência. Fiquei extremamente feliz em ver a população participando do nosso evento que foi uma grande festa, recheada de alegria e comidas e bebidas típicas de Festas Juninas. A animação ficou por conta de Pedrinho com seu teclado e sanfona.
O evento foi preparado com todo carinho e dedicação pela equipe do Instituto Reviver e da Associação da Pessoa com Deficiência , que é uma Instituição sem fins lucrativos, apartidária, sem discriminação religiosa, social e racial, autônoma em suas ações e decisões, que tem como foco prioritário a pessoa com deficiência Física, Auditiva e Visual, com extensão dos benefícios ao núcleo familiar e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Foi muito lindo ver os portadores de deficiência mostrarem que são capazes de participar dançando a Quadrilha Caipira, foi um verdadeiro show de superação.
A Associação que é presidida por Maria Antônia Portugal e coordenada pela competente Elizete Queli Tomé, busca a inclusão social das pessoas portadoras de deficiência física e mental. A Associação busca oferecer oportunidades para que seus associados possam participar da distribuição de renda do País, dentro de um sistema que beneficie a todos, fazendo valer inclusive o seu direito à acessibilidade e a oferta de trabalho por parte das empresas.
Seu principal objetivo consiste em tornar nosso meio um lugar viável para a convivência entre pessoas de todos os tipos na realização de seus direitos, necessidades e potencialidades.
Por este motivo, a Associação trabalha para remodelar a sociedade, a estrutura dos seus sistemas sociais comuns e atitudes em todos os aspectos, tais como educação, trabalho, saúde, lazer.
Existem hoje em todo mundo cerca de 500 milhões de pessoas com deficiência. De acordo com o Censo Demográfico de 2000 (IBGE), 25 milhões de brasileiros, 14,5 % da população, têm algum tipo de deficiência. São homens, mulheres, crianças e jovens que, em muitos casos, não têm assegurados seus direitos mais básicos: de ir e vir, de estudar, ao lazer. Se somarmos a estes números os familiares, amigos e profissionais da área, podemos concluir que uma importante fatia da população tem que lidar e também sofre com as dificuldades impostas ao deficiente. Sabemos que é necessário mudar o prisma pelo qual são observados os direitos já ordenados e os que precisam ser acrescentados, substituindo totalmente o paradigma que até então é utilizado, até mesmo inconscientemente, em debates e deliberações.
Uma das reclamações mais comuns, por exemplo, é a falta de conscientização de quem usa o estacionamento destinado aos deficientes. Assegurar os direitos sociais da pessoa com deficiência, criando condições para promover sua autonomia, inclusão social e participação efetiva na sociedade deve ser uma luta diária e de cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário