domingo, 6 de junho de 2010

DE OLHO NA OPINIÃO POLÍTICA II

Precisamos fortalecer nosso turismo

Denir Ferreira dos Santos é empresário das lojas do Grupo Ao Barulho, Presidente Municipal do PSB e apresentador do programa Opião junto a rádio Alternativa FM.

Guaíra é uma cidade com muitos lugares para se conhecer. Temos nosso Parque Ecológico Maracá que é o nosso cartão postal, nosso Zoológico Municipal, a Praça São Sebastião com o lindo Jardim Japonês, a escultura da Tomie Othake, a pista de Skate, a área para prática esportiva de vôlei de areia, enfim nossa cidade é rica em diversão e lazer.
Infelizmente o governo não sabe aproveitar o que temos para fazer nosso turismo crescer. Nosso zoológico municipal por exemplo, fica fechado nos finais de semana e feriado, isso é inaceitável. Muito precisa ser feito em nosso Zoológico para atrair novamente a família guairense. Reformar o parquinho, implantar uma praça de alimentação, são ações como essas que certamente iria atrair mais pessoas.
Guaíra tem uma forte vocação para o turismo, mas é tarefa do governo municipal implantar ações que possam fortalecer e movimentar essa área. Devemos valorizar as nossas tradições e preservar o nosso patrimônio não apenas para o bem da cidade, mas sim também para atrair turistas para conhecer nossa história.
O turismo desperta o desejo do conhecimento, da interação, do lazer no meio ambiente, de conhecer outras pessoas e hábitos diferentes. As pessoas procuram conhecer costumes novos e culturas que não fazem parte do seu cotidiano. O turismo se alimenta de diferenças.
Dessa forma, o fortalecimento do turismo em Guaíra é uma grande oportunidade para a geração de um número considerável de empregos diretos e indiretos (comércio, serviços e artesanatos). O emprego de mão-de-obra em geral ocupada na produção de bens e serviços aumentará consideravelmente, fazendo crescer a rentabilidade de famílias de menor poder aquisitivo. A necessidade de mão-de-obra especializada, com a prestação de serviços diretos ao consumidor como guias, recepcionistas, recreacionistas, etc, incentivará a população local a se profissionalizar. Com a movimentação dos turistas, o setor gastronômico, como restaurantes e lanchonetes terão a oportunidade de expandir seus empreendimentos e trará a possibilidade da criação de novos estabelecimentos e consequentemente novos empregos. Além disso, com a implantação e aperfeiçoamento do setor hoteleiro, haverá a geração de empregos e a movimentação do comércio devido aos produtos que os hotéis precisarão para atender aos hóspedes além do movimento decorrente dos turistas que circularão pela cidade em busca de presentes, lembranças, artesanatos entre outras curiosidades. A inauguração de novos entretenimentos, que são essenciais para preencher a estada do turista na cidade, beneficiará também a população local. A concorrência que se estabelecerá entre as empresas será benéfica, pois o aumento da produção de bens e serviços estimulará a competitividade entre os elementos da oferta, melhorando a qualidade dos serviços.
O turismo faz com que o turista adquira conhecimento, já que cada lugar tem a sua identidade, sua cultura, sua tradição, sua crença, seu costume, o seu modo de vida em geral.
Fonte: http://denirbarulho.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário