Nove ex-prefeitos da região figuram em "listão" do TCU
Divulgação da lista - de 4.922 nomes - ganhou repercussão com a Lei da Ficha Limpa
Nove ex-prefeitos da região de Ribeirão Preto tiveram prestações de contas julgadas irregulares pelo TCU (Tribunal de Contas da União) e aparecem na lista entregue pelo órgão ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).Eles estão entre os 4.922 gestores do país - 455 do estado de São Paulo, que podem ser enquadrados na lei das Inelegibilidades (64/90). O julgamento de cada caso será feito pelo TSE.
Mesmo sendo uma atitude corriqueira do TCU nos anos eleitorais, a entrega da lista este ano acabou tendo uma repercussão maior por conta da recente aprovação da Lei da Ficha Limpa, que já valerá para esta eleição e deverá barrar a candidatura de políticos condenados por decisão colegiada.
A nova lei também aumenta o tempo de inelegibilidade do político que tiver contas rejeitadas pelo TCU, de cinco para oito anos.
Os nove ex-prefeitos que tiveram as contas julgadas irregulares ainda podem recorrer da decisão, o que não impedirá a participação deles para a próxima eleição.
"Os políticos que estão nesta lista não poderão se candidatar nesta eleição. Eles foram condenados por um colegiado", garantiu a diretora do MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral), de Brasília, Jovita José Rosa. Ela afirma que ex-prefeitos só poderão disputar eleições se recorrerem da decisão e ganharem. "Já estão inelegíveis", disse.
Quem está na lista do Tribunal
Esdras Igino da Silva
Ex-prefeito de Guatapará
Marcos Aparecido Marcari
Ex-prefeito de Barrinha
Benedita Margarida do Nascimento
Ex-prefeita de Cajuru
Antônio Roque Bálsamo
Ex-prefeito de Dumont
Eduardo Luiz Lorenzato
Ex- prefeito de Dumont
Ernesto Bettiol
Ex- prefeito de Dumont
Nedir Colombo
Ex-prefeito de Pontal
Ricardo Vasconcelos Martins
Ex-prefeito de Pontal
Arlinda Dias Correa Barbosa
Ex-prefeita de Serra Azul
Nenhum comentário:
Postar um comentário