quarta-feira, 2 de junho de 2010

Não passa de um monte de ferros retorcidos, Segundo Rubens Alves.

Rubens Alves
Quem é que não se lembra da ilustre visite que Guaíra recebeu no ano de 2008? Uma visita digna de uma cidade que, de fato, estava preocupada em melhorar a educação de nossas crianças, bem como de nossos munícipes como um todo? É, foi ele mesmo o grande educador, escritor, conceituado Rubens Alves que presenteou todos os educadores de Guaíra e alguns educadores da região que estiveram presente naquela palestra que aconteceu no prédio do Centro de Lazer, com uma das mais esperadas palestra que qualquer educador sonha em um dia participar.
Entre histórias e estórias, entre grade currícular a caminhos currículares, entre educação e aceitação, Rubens Alves abordou um tema muito interesse: a cultura na vida do ser humano. Segundo o que a nossa equipe apurou junto aos poucos educadores que pudemos ouvir, mas que estiveram naquela palestra. Mas a título de esclarecimento: Rubens Alves foi convidado a vir até a cidade de Guairá através da administração do ex-prefeito Sergio Mello, bem como com a coordenação da ex-coordenadora de educação, Cida Ferreira. Ainda a título de esclarecimento: que fique bem claro que o “deolhoemguaira” não esta questionando se foi correto ou não, se foi cara ou a não a vinda do Rubens Alves até a cidade de Guaíra. Pelo contrário, nós acreditamos que, se fosse possível, Rubens Alves poderia ser convidado a vir em nosso município, uma vez ao ano. Isso por si só seria de grande enriquecimento para os nossos educadores, bem como as nossas crianças e munícipes de uma forma geral. Afinal de contas, educação se desenvolve em todos os lugares: na prefeitura, nas periferias, no centro da cidade, nos comércios, nas coordenadorias de nosso município, enfim, educação se faz até através das ações da policia Militar. Pois é, nobre internauta, educação está em tudo que vemos, falamos e sentimos. Até mesmo esse texto tem educação, ou seja, esperamos que ao terminar de ler, você possa refletir sobre ele e com ele.

Monumento aos 80 Anos
Bom, dado a pequena, mas importante introdução desta postagem, nós, então, vamos relatar o que disse Rubens Alves sobre como ele vê a questão da escultura da artista plástica, Tomie Ohtake, segundo alguns educadores.
Rubens Alves é um homem que nasceu para ser, de fato, um educador, bem como um ser educado. Ele consegue através de suas histórias tocar profundamente nas pessoas, ou seja, suas histórias nos fazem refletir profunda: “É essa a educação que nós queremos, ou necessitamos?”.
Rubens Alves consegue ver educação em tudo e de uma forma simples e eficiente. Ele consegue contar histórias de formas animadoras e bem esclarecedoras. Tudo isso como proposta de refletir-mos sobre os “caminhos curriculares” como ele mesmo gosta de dizer e, não as “grades curriculares”, porque grade lembra prisão, que lembra detentos, que lembra criminoso e, nós, estamos falando em educar pessoas, formar bons cidadãos. Então, não da para formar bons cidadãos simplesmente com a atual “grade curricular”. É necessário ter que haver grandes mudanças no sentido de experimentar dentro de uma proposta pedagógica.”
Dando uma pausa ao relato sobre uma parte da fala do Rubens Alves, acreditamos que a curiosidade está fazendo com que o nobre internauta esteja questionando-se: “o que será que disse Rubens Alves sobre a escultura da Tomie Ohtake?” Vamos, então, ao conceito que Rubens Alves tem sobre a escultura da artista plástica: Em alguma parte qualquer da palestra Rubens Alves para de falar sobre o que ele estava falando para elogiar a natureza em Guaíra, o lago e o Parque Maracá e, quando menos se espera, ele fala sobre a escultura que foi incluída junto ao Parque Maracá. Segundo Rubens Alves, aquilo em sua visão, não passa de um amontoados de ferros retorcidos. Isso é obra de arte? Disse Rubens Alves.
Segundo informações que obtivemos junto aos educadores que estiveram presente, nesse momento em isso foi falado pelo próprio Rubens Alves, a ex-coordenadora de educação estava bem ao lado dele, já o ex-prefeito e a ex-primeira dama, estavam sentados bem a frente do palestrante, Rubens Alves. Imagina só: a verdade, ás vezes, vem para nós libertar, ou seja, entendemos o porque muitos políticos não investe na educação do ser humano: Um povo educado, é um povo bem informado. E um povo bem informado, não acredita em quaisquer contos de fadas. Não estamos aqui tecendo críticas a administração passada, simplesmente pegando um gancho no pensamento do Rubens Alves!!
Agora, voltando ao que dizia o palestrante, Rubens Alves sobre o que é arte na opinião dele. “Se eu fosse falar para uma pessoa que isso é ou não é uma obra de arte, eu diria que: em minha opinião, um pé de cajá-manga é uma obra de arte. Isso porque quando os americanos atacaram com bombas nucleares Hiroshima e Nagasaki na segunda grande guerra mundial, a única coisa que ficou em pé foi só um pé de cajá-manga. Então, por demonstrar grande poder de resistência, eu nomearia um pé de cajá-manga como uma obra de arte natural e, não um amontoados de ferros retorcidos”.
Bombas nucleares que arrasaram com Hiroshima e Nagasaki
Bom, é claro que respeitamos toda e qualquer opinião, seja ela política, educativa, cultural, jornalística ou não. Mas, por outro lado, quem somos nós para questionar o educador, escritor e conceituado Rubens Alves. Por outro lado, o “deolhoemguaira” para e reflete na seguinte questão: e se Rubens Alves estivesse presente na inauguração do monumento em comemoração aos 80 anos de Guaíra? Será que ele veria benefícios para o nosso município, ou ele mesmo plantaria um pé de cajá-manga que ofereceria sombra e frutos para a população, com bem menos tempo do que os 19 anos esperados pelos políticos dessa atual administração que, pretendem fazer a exumação do baú comemorativo dos 100 anos de emancipação política de Guaíra.
Que fique bem claro que o “deolhoemguaira” não é contra a nenhum tipo de monumento que venha a marcar um fato, ou mesmo a vida de qualquer cidadão brasileiro ou não brasileiro. Somos democraticamente favoráveis ao debate: isso era necessário? Será que as periferias de um modo geral não gostariam de receber também uma homenagem como essa? Afinal de contas, tudo o que falta em nosso município é refletido em nossas periferias: saúde, cultura, segurança, educação, esporte, valorização humana, enfim, daqui a 19 anos, alguém ao caminhar perto do monumento vai dizer: Ta vendo isso ai, meu filho, você pode fazer com alguns ferros que fica bem baratinho. Só ainda não sei para que isso serve mesmo.
Pé de cajá-manga

OBS.: Pedimos desculpas por não exibirmos a imagem da escultura da artista plástica, Tomie Ohtake que encontra-se junto ao parque Ecológico Maracá. Ela está lá para qualquer um ver e tocar com um olhar artístico e humano que somos !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário