sexta-feira, 18 de junho de 2010

DE OLHO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM GUAÍRA

CADS discutiu medias sócio-educativas
Imagem do encontro: discutindo a integração do jovem

O governo guairense realizou na semana passada, por meio da Coordenadoria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – CADS , o 1º Encontro Regional sobre as Medidas Sócio-Educativas.O tema central foi “Um novo olhar sobre as Medidas Sócio-Educativas: sim, esse jovem é responsabilidade nossa!”.

O encontro contou com a participação de diversos municípios da região de Barretos e teve como palestrante o Dr. Luiz Fernando Silva Oliveira, juiz interino que atua na Vara da Infância e Juventude da cidade Barretos; além da presença do Coordenador Municipal de Assistência Social Rafael Albuquerque Braghiroli, da Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Edna Lamar Augusto e do prefeito José Carlos Augusto.
O evento teve como finalidade aprofundar os debates e a discussão sobre medidas sócio-educativas, sensibilizar os agentes políticos e sociais e fortalecer a rede municipal de atendimento ao adolescente.

A aplicação das medidas sócio-educativas ao adolescente autor de ato infracional é de competência do Poder Judiciário, de acordo com os artigos 112 a 128 do Estatuto da Criança e do Adolescente, ficando sob a responsabilidade do município o acompanhamento técnico da execução da medida, bem como o acompanhamento social e psicológico do adolescente e sua família.
O Dr. Luiz Fernando Silva Oliveira destacou o cuidado que o poder público deve ter também com a família dos jovens infratores e disse que “não devemos somente nos atentar somente para o jovem infrator e o que o levou a cometer o ato infracional, mas também devemos analisar o tipo de convívio familiar que ele possui”.

O Coordenador de Assistência Social, Rafael Albuquerque Braghiroli, falou da importância de reintegrar o jovem infrator à sociedade. Rafael disse que “ é muito importante uma ação conjunta de diversas pastas do governo, como educação, saúde, esporte e cultura para que este jovem não se sinta excluído e fique vulnerável ao crime e às drogas”.
O prefeito José Carlos Augusto declarou que o executivo mantém políticas permanentes de apoio ao jovem. “Este governo tem adotado diversas políticas voltadas para a questão, de maneira que os jovens fiquem melhor integrados à comunidade”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário