quarta-feira, 23 de junho de 2010

DE OLHO NA PESQUISA

Estudo diz que corpo da mulher faz "controle de qualidade" para o sêmen
Foto meramente ilustrativa

Rejeição ao esperma pode fazer com que casais tenham dificuldades para engravidar
Uma pesquisa feita pela Universidade de Adelaide, na Austrália, indicam que os óvulos da mulher aplicam um sistema de "controle de qualidade" sobre os espermatozoides, evitando aqueles que não forem considerados adequados. Isso pode explicar porque alguns casais têm dificuldade para engravidar.

De acordo com a professora Sarah Robertson, pesquisadora da universidade, o sêmen tem qualidades especiais que contribuem para a saúde da gravidez, incluindo ajudar no processo de preparação da mãe para nutrir o feto. Ela conta que o esperma contém moléculas responsáveis por ativar mudanças no sistema imunológico da mulher, para que ela possa "aceitar" um elemento estranho em seu corpo.

Mas, para os homens, as notícias não são boas. A especialista diz que o esperma pode ter "dificuldades de comunicação" com o sistema reprodutor feminino, apesar de ser fértil. Isso faz com que os espermatozoides sejam "rejeitados" pelo corpo da mulher, por não serem compatíveis.

– É uma dança a dois. O homem fornece informações que fazem com que as chances de concepção e sucesso da gravidez aumentem, mas a mulher tem um controle de qualidade que precisa se convencer de que aquele esperma é compatível e também julga se as condições estão boas para reprodução. É aí que a dança pode dar errado para alguns casais, se os sinais do homem não forem fortes o suficiente ou o sistema feminino estiver muito exigente.
O objetivo dos pesquisadores é entender melhor o processo, para criar técnicas que minimizem essa rejeição.
Fonte: www.r7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário