terça-feira, 1 de junho de 2010

De olho nas atitudes por parte da prefeitura de GUAÍRA-SP

Monumento aos 80 Anos



Primeira-dama, Edna Lamar ao lado do prefeito, José Carlos Augusto.

O governo guairense inaugurou no domingo , 30 , às 20h , na praça São Sebastião, o Monumento aos 80 Anos de emancipação política de Guaíra. A construção de um monumento histórico que possa lembrar às gerações futuras a força do município em suas oito décadas de emancipação foi uma determinação do prefeito José Carlos Augusto. A coordenadoria de Cultura realizou um concurso para selecionar o melhor projeto de concepção do monumento.
De cinco projetos inscritos, o escolhido com a maior nota foi o do arquiteto guairense Camilo Geraldo Garcia Prado.A escultura de Camilo lembra as cadeias helicoidais do DNA humano, apontadas para cima, como se o arquiteto quisesse mostrar o desenvolvimento da identidade do município ao longo da evolução de sua história.
O projeto traz também o “Baú dos 100 anos”, construído junto ao monumento. No baú, cidadãos guairenses depositaram cartas destinando mensagens a familiares e amigos que deverão ser abertas daqui a 19 anos, durante o Centenário de Guaíra. O baú foi lacrado e enterrado (na mesma área que abriga o monumento), para ser aberto somente em 2029.
Num discurso emocionado antes do descerramento da placa do monumento, o prefeito José Carlos Augusto afirmou que o monumento espelha a força do povo guairense.“Ao olharem para esta escultura vocês devem enxergar a personalidade do nosso povo: uma gente que mira alto, que pensa grande, que ama o seu chão, que não tem medo do trabalho e que chora quando lembra que seus antepassados trabalharam de sol a sol para que o futuro fosse melhor para seus filhos”, disse o chefe do executivo à multidão que acompanhou a solenidade de inauguração.
A Coordenadora Municipal de Cultura, Maria Aparecida André de Oliveira, destacou a importância histórica do monumento. “Quando digo história falo da saga de homens e mulheres que escolheram o trabalho e a determinação como caminhos ideais na construção de uma cidade melhor para seus filhos” – disse.
As festividades da noite englobaram ainda, a Missa em Ação de Graça pelo aniversário de Guaíra, que foi celebrada um pouco antes na Igreja Matriz de São Sebastião.
O evento de inauguração do monumento teve ainda a participação da Lyra Musical Guairense.
Fonte: www.novositeprefeituraguaira.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário