sexta-feira, 15 de outubro de 2010

DE OLHO NAS NOTÍCIAS DO JORNAL "O GUAIRA"


Morador reclama de buracos Jardim Elisa
O morador do Jardim Elisa reclama de buracos na av. João José silva com a rua 34 no bairro Jardim Elisa. Ele explica que, em períodos de chuva, a rua fica intransitável. Com o acumulo de água da via publica, o local causa mau cheiro, além de atrapalhar o trânsito. A rua precisa ser arrumada o quanto antes, os buracos podem causar acidentes não somente automobilístico, mas com ciclistas que circulam pelo bairro, já que a via dá acesso ao centro, além de danificar os carros. O Morador afirma que quando chove, a enxurrada que acumula no local atrapalha os pedestres, que não conseguem transitar pelo local, além de juntar lixo. A Prefeitura Municipal em nota afirmou que ontem mesmo estaria acionando o Departamento de Obras para que fosse iniciado uma operação tapa buraco no local.

Polícia guairense apreende 275.250 mil maços de cigarro contrabandeado
Havia 545 caixas, contendo 50 pacotes com 10 maços de cigarros cada pacotes, sendo um total de 275.250 mil maços. Por volta das 21h40 da última quarta-feira (13), a Polícia Civil apreendeu 275, 5 mil maços de cigarros contrabandeados. De acordo com o Boletim de Ocorrência, o investigador de Polícia Civil, Donizete informou a Ronda Rural, que havia deparado com um caminhão de cor branca, carroceria baú, placas de Ribeirão Preto, pela rodovia Assis Chateaubriand – SP 425, próximo a Usina de reciclagem, e que o motorista do caminhão ao perceber a presença da viatura entrou na fazenda São Judas Tadeu e dali se evadiu tomando rumo ignorado. A Ronda Rural em patrulhamento, após ser comunicada sobre o fato, deparou com o veículo em estado de abandono próximo a fazenda Romaria e após vistoriar o veículo foi constatado que no interior da carroceria baú havia varias caixas de cigarro de marcas diversas de origem paraguaia. Dentro do baú, segundo o delegado Dr. Evandro Abrão Nacle, havia 545 caixas, contendo 50 pacotes com 10 maços de cigarros cada pacotes, sendo um total de 275.250 mil maços. O caminhão foi guinchado até o Departamento de Polícia, no Pátio da Delegacia. De acordo com o delegado os cigarros serão entregues a Polícia Federal.

Junão se pronuncia sobre lucro da Festa de 2009
DIREITO DE RESPOSTA à matéria veiculada na edição de 08/10/2010: "Vereador José Mendonça solicita que lucro da Festa do Peão 2009 seja entregue à Santa Casa"

"Não basta conhecer princípios administrativos, é preciso ter princípios morais!"
Conforme noticiou a matéria, foram solicitadas informações à Provedoria da Santa Casa, bem como à Comissão Organizadora da Festa do Peão de 2009, a respeito do lucro obtido na Festa. A resposta clara, parece não ter sido bem compreendida pelo Vereador José Mendonça, eis que trazia a informação de que o depósito à Santa Casa não havia sido realizado, "porque assim resolveram junto à diretoria do hospital" e por respeito a todos os colaboradores do hospital e à população guairense, venho liquidar qualquer maledicência ou calúnia sobre o assunto.
Numa confusão axiológica lamentável, o Vereador citou que "... a situação do dinheiro pode não ser imoral... mas há ilegalidade". Segundo os melhores dicionários, imoral é tudo aquilo que é contra os bons costumes, contra a justiça etc. Quanto à ilegalidade, se refere a tudo que é contrário à lei, proibido por lei. Sendo representante da respeitável Casa de Leis deste município, o Vereador deveria ter se lembrado, que imoral seria utilizar a Santa Casa de Misericórdia de Guaíra para incentivar a venda de tratores _mascarada por um consórcio em favor da entidade_, como o senhor propôs em reunião à Mesa Administrativa no ano de 2008 quando eu era Provedor da Santa Casa, e o senhor recebeu um NÃO. Outro exemplo de imoralidade, foi noticiar a doação da receita da Câmara Municipal à Santa Casa, utilizando da posição de Presidente da Câmara para se promover, quando do valor noticiado havia que ser descontado verbas tributárias que o reduziram à metade, mas esta informação não chegou à população! E o Camarote da Festa do Peão, solicitado como doação à Câmara Municipal? E negado, como foram negados todos os pedidos de convites para a Festa, a fim de promover a politicagem através dela!
Fazer doações com dinheiro alheio, público, é imoral e muito fácil! Gostaria de ver o Vereador mobilizando uma campanha para auxiliar as entidades de nosso município, assumindo responsabilidades à frente de alguma delas ou pelo menos, exercendo o cargo de representante da população, com o respeito que esta merece! Meu caro, na festa do Peão de 2009, o único dinheiro público utilizado foi uma contribuição da Prefeitura do Município de Guaíra, para pagamento de um dos shows. Dinheiro este, devidamente contabilizado e documentalmente comprovado à Prefeitura. Todas as outras contribuições à Festa, foram de empresas privadas e pessoas físicas! A Festa, como todas, é aberta ao público, porque este tipo de evento significa promoção ao lazer da população, com uma finalidade social agregada. Mas o lucro, caríssimo, não é dinheiro público! É de fonte privada, destinado a Associação Privada sem fins lucrativos, que possui uma Diretoria que tem direito de decidir como bem aprouver, a utilização do dinheiro! Aliás, é bom citar, que apesar de ser privada, a Santa Casa observa na sua administração, os preceitos legais da Administração Pública, acessíveis em muitos livros de Direito Administrativo, ou por consulta a um bom advogado! À decisão da Provedoria da Santa Casa junto à Comissão da Festa do Peão quanto ao lucro, se chama Poder Discricionário, nobre Vereador!
Em princípio, é necessário esclarecer à população guairense que a intenção final do lucro da Festa, era a construção de uma UTI no hospital. Porém, antes desta, muitos outros equipamentos e instalações físicas deverão ser realizados. Como todos sabem, por ser uma entidade filantrópica, a Santa Casa não aufere lucros, portanto, para as melhorias citadas, conta com o apoio dos cidadãos, parlamentares e empresas públicas e privadas. Neste sentido, sendo insuficiente até para uma necessária reforma do centro cirúrgico, o lucro da Festa será utilizado quando da realização desta reforma, somado a uma doação parlamentar recente destinada para este fim.
Na resposta que encaminhei como Presidente da Comissão da Festa do Peão de 2009, constou tudo muito educadamente sobre a competência funcional do Vereador quanto ao assunto, nos termos do Regimento Interno da Câmara Municipal, o que se esperava, o senhor tivesse compreendido. Mas insiste em confundir e extrapolar seus deveres, lamentavelmente.
Meu saudoso pai, Sr. Antonio Manoel da Silva, foi colaborador da Santa Casa, inclusive doando a reforma de um quarto, realizada recentemente; minha mãe, Sr.ª Elisa Vacaro Silva, destinou no ano de 2008 à Santa Casa, R$22.220,00 (vinte e dois mil duzentos e vinte reais) doados como presente no dia do seu aniversário de 80 anos. Com estes dois seres humanos, aprendi princípios morais que norteiam minhas ações e sustentam meu caráter e justamente por respeito a estes princípios, deixarei de citar em público, muitos outros exemplos de imoralidade que caberiam a esta resposta.
Enquanto Provedor da Santa Casa, cercado de amigos e colaboradores, não fugi à moralidade ou legalidade. Um homem com princípios, não foge às suas responsabilidades! Um homem com princípios não se orgulha das suas imoralidades, quiçá, fica se gabando por tê-las cometido!
Tanto os membros da Comissão da Festa do Peão do ano de 2009 _a qual Presidi_, quanto a Santa Casa de Misericórdia de Guaíra primam pela transparência de seus atos e, tudo foi realizado nos moldes legais e morais.
A Câmara Municipal de Guaíra nunca se furtou à sua competência fiscalizadora e principalmente, participativa do progresso da cidade. O que esperamos, é que seus Edis continuem colaborando não só com a Santa Casa, mas com as entidades do município, através do diálogo franco e pessoal, da nobreza do caráter, do espírito solidário e responsável!
Sempre acreditei que o diálogo é a melhor forma de construir ações positivas e estarei sempre disposto a exercitá-lo. Quanto ao assunto publicado pelo Vereador José Mendonça, restam definitivamente esclarecidas as atitudes da Comissão da Festa do Peão, não havendo mais necessidade de retomar a questão.
À população de Guaíra e demais parceiros e colaboradores, meus sempre sinceros votos de agradecimento pela confiança nos meus ideais como ser humano e empreendedor. Tenho orgulho de ser filho desta "terra" e nela continuarei semeando os melhores frutos que meus princípios puderem produzir. 

Violência contra psicólogo é citada em sessão da Câmara
Vereadores citaram o fato, cobraram esclarecimento e pronunciamento oficial do prefeito municipal sobre a agressão contra o psicólogo Dr. Lucas Benedito Saraiva Leite. O fato envolvendo o psicólogo Lucas Benedito Saraiva Leite e o diretor do Departamento de Esgoto e Água (DEÁGUA), José Mauro Caputi Júnior, foi citado durante a última sessão da Câmara Municipal realizada na quarta-feira. O vereador José Antônio Lopes fez um discurso de aproximadamente 10 minutos sobre o tema e cobrou uma posição da Câmara Municipal. "Nós vereadores temos que dar a resposta para a comunidade. O diretor do DEÁGUA, o senhor prefeito municipal, tem que explicar para população o que aconteceu e porque aconteceu", disse Lopes.
Lopes solicitou junto à mesa diretora da Casa de Leis que seja feito um requerimento ao Executivo solicitando informações sobre o fato e atitudes tomadas.

Para o vereador José Antônio Lopes, quem não tem equilíbrio, não exerça cargo público. "O prefeito não tem motivo nenhum para não dar explicações para a população. Violência não cabe dentro de Guaíra. Quem não tem equilíbrio não exerce cargo público. Se estavam se sentindo prejudicados com a filmagem, vão ao Fórum, vão à delegacia, mas sem violência", disse ele.

A vereadora Maria Aparecida Silva Armani, a Cida Armani, fez uso da Tribuna "Vicente Lacativa" para fazer um pronunciamento também sobre o fato, repudiando também a atitude do Diretor do DEÁGUA, José Mauro Caputi Júnior.
Segundo a vereadora, a agressão sofrida pelo psicólogo foi lamentável. "A população está indignada está revoltada com este fato e com o silêncio do prefeito sobre o caso. Será que o governo municipal aprova conduta desta natureza? Já passou da hora de ocorrer um pronunciamento oficial sobre esta agressão covarde e desnecessária.
Guaíra é uma cidade de gente pacífica, laboriosa e acolhedora, onde mau exemplo jamais pode partir dos governantes", destacou ela.

Outro vereador que também falou sobre o assunto foi Dr. Cecílio José Prates (PDT). "Estamos aguardando o posicionamento do senhor prefeito para ver qual atitude ele irá tomar. O boletim de ocorrência não chegou as nossas mãos para que possamos discorrer. Fica aqui o meu protesto. Não é com pancada que resolve problemas que se podemos resolver legalmente", disse.

O vereador José Mendonça (PDT) disse que já havia alertado durante sessões da Câmara Municipal sobre possibilidade de ocorrer agressões por parte de integrantes.
"Eu já havia alertado nesta Casa de Leis. É um caos, é um problema sério de desiquilíbrio que está acontecendo em nossa cidade. Nós precisamos aber o que está acontecendo. Precisamos ter respeito com o cidadão, com o munícipe. Se o cidadão te acusar indevidamente, procure a justiça. O prefeito não tomou atitude nenhuma. Parece que está tudo normal, sem nada acontecendo. Esta é a realidade da nossa prefeitura", disse Mendonça.
Fonte: www.oguaira.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário