segunda-feira, 18 de outubro de 2010

DE OLHO NO "DIREITO DE RESPOSTA"

DIREITO DE RESPOSTA PUBLICADO NO "O JORNAL" NESTE DOMINGO DIA 17 DE OUTUBRO.


O JORNAL PUBLICOU NESTE DOMINGO DIA 17 DE OUTUBRO - DIREITO DE RESPOSTA SOBRE O EDITORIAL PUBLICADO DOMINGO PASSADO DIA 10 DE OUTUBRO - SOBRE O TÍTULO - O PODER DO JULGAMENTO.

DIREITO DE RESPOSTA
Direito de resposta sobre o artigo publicado na imprensa escrita entitulado: “ O poder do julgamento” – deste domingo, 10 de outubro de 2010, no presente jornal:

Não é possível afirmar que houve algum entendimento ou desentendimento entre os dois envolvidos, pois, não houve tempo para isso e logo fui ameaçado, agredido e injuriado. Não houve oportunidade de diálogo. Eu nunca tive nenhum contato com esse senhor antes na minha vida. Nunca conversei com ele; mesmo assim, foi o primeiro que eu cumprimentei. Que fique bem claro, que o Sr. Caputi se desentendeu comigo e não o contrário. O vídeo e mais as testemunhas do local comprovam os fatos, de que, eu, Lucas Benedito Saraiva Leite, psicólogo e repórter da Rádio Alternativa FM, fui expulso com agressão, injúria e ameaças pelo diretor do DEAGUA, o Sr. José Mauro Caputi Jr, no dia 28 de setembro de 2010 – na casa da cidadania– onde foi apresentado a audiência pública sobre a elaboração da lei orçamentária anual de 2011. Segundo o B.O. nº 1484/2010 emitido em 28/09/2010 – consta ameaças, agressão vias de fato e injurias. Disponível para a imprensa na delegacia ou no site.

1- Após o ocorrido realmente solicitei ao Cícero Duarte me filmar com os meus equipamentos para registrar o estado que fiquei devido a este ato bárbaro que sofri, sem justificativa plausível para tanto. Só lamento de ninguém ter registrado em vídeo e fotos o diretor do DEAGUA, porque será? Mas sabemos o porquê. Geralmente sou eu mesmo que fotografo e filmo o que acontece de bom ou ruim em nossa cidade. Neste caso não tem como filmar a mim mesmo. Eu como cidadão exercendo os meus direitos e como repórter da Rádio Alternativa, venho informando o que acontece em nossa cidade, fiscalizando e denunciando possíveis irregularidades aos orgãos competentes como tribunal de contas etc., em vista disso, todo lugar que frequento eu me previno com gravadores, máquinas digitais, filmadoras e isso é público e notório. Até porque há tempos que já venho recebendo ameaças e ofensas nos comentários do site, de forma anônima, cujos ip’s serão rastreados judicialmente para providências cabíveis.
2- Quanto a menção do presente jornal: “possivelmente ainda gerará consequências, muito além dos ferimentos que o psicólogo sofreu” – correto, seguirá processo na Justiça.
3- Sobre a análise comportamental que o jornal alega ter feito, quais os critérios que foram utilizados para se chegar, com o devido respeito a informações totalmente equivocadas? E qual o profissional da área comportamental foi o responsável? Eu levo a sério o que faço tanto como profissional da área da psicologia, e também como cidadão e repórter em busca da verdade dos fatos que acontecem em nossa cidade, sempre registrando em fotos, aúdio e vídeo.
4- Com relação a afirmação que minha esposa entrou com uma ação por danos morais a partir da transferência para o DEAGUA, neste mesmo artigo; cumpre esclarecer que a mesma também é equivocada, tendo em vista que, minha esposa ajuizou ação antes da transferência para o DEAGUA, inclusive por tentá-la transferí-la , primeiramente, para o PROCON, que não fazia parte das suas atribuições constantes no edital de seu concurso, entre outras situações. Portanto, não entendo o porquê de ter citado tal afirmação, que nada tem a ver com a agressão que sofri. o que tem a agressão com o fato da minha esposa ter um processo contra a Prefeitura? A propósito, ela tem 3 processos contra a Prefeitura, que em breve será esclarecido para toda a população.
5- Realmente criei um blog, tendo em vista o que estão passando vários funcionários públicos nesta administração, as irregularidades gritantes proibidas por lei, que já está sendo alvo de investigação pelos orgãos competentes, para os munícipes aprenderem a reivindicar os seus direitos por escrito, seja na Prefeitura, na Câmara Municipal, ou quaisquer orgãos competentes para isso; foi que surgiu a necessidade do blog que agora já é o site: guairaemfoco. Não é e nunca foi o meu objetivo destruir, ou desorientar esta administração, porque pelas lentes das minhas câmeras, que registra as promessas não cumpridas, o descaso com patrimônio público de nossas praças, ruas, quadras etc., a própria administração faz isso sozinha. portanto, não existe nenhuma campanha no meu site contra a administração municipal, até pelo contrário, no site guairaemfoco existem campanhas para ajudar a Prefeitura.
6- Pela ordem dos fatos: primeiro o “Aviva Guaíra”, realizado nos dias 17 e 18 de setembro do presente ano. Evento evangêlico e público, em prédio público, com o apoio da Prefeitura Municipal de Guaíra. Não fui gravar o show, fui fiscalizar se haveria alguma propaganda irregular por parte da prefeitura, como houve no show do teatro mágico. O uso indevido de propaganda pessoal do partido é uma constante desta administração, fato este, que também está sob investigação dos orgãos competentes. Ainda neste evento tenho em aúdio a autorização do cantor Mattos Nascimento para a gravação de até duas músicas. No outro dia, a minha entrada e permanência no recinto foi ostensivamente impedida para filmagens. Sem desentendimentos retirei-me do local.
7- O episódio da Câmara Municipal, no qual fui impedido de filmar na sessão do dia 28 de setembro, mesmo dia em que fui agredido, injuriado e ameaçado, na Casa da Cidadania, não passou de um mal entendido, segundo o Presidente da Câmara, José Renato Tavares, em entrevista à Rádio Alternativa FM– Programa Linha Aberta de 01 de outubro de 2010.
8- Entrar filmando numa audiência pública, com pessoas públicas em local público não é proibido, e não causa dano a ninguém.
9- Sobre a afirmação constada no editorial de que: “no dia seguinte, pelo horário do almoço na rádio alternativa onde foram feitos muitos comentários sobre o ocorrido. os ânimos estavam exaltados na emissora onde até mesmo os órgãos da imprensa da cidade foram criticados pelos comunicadores – aliás, como frequentemente se faz – e, logo após o programa, Caputi foi à emissora para tirar satisfações, não se conteve e agrediu o psicólogo, anunciado como repórter da emissora. Ele ficou sem filmar, conforme saiu no site no dia seguinte, mas conseguiu uma gravação de áudio em que ficou registrado todo o barulho e os gritos da briga.” Ao contrário do que diz no presente trecho acima do referido jornal - que fui agredido depois dos comentários feitos no rádio-, na realidade esses comentários não existiram, posto que, a agressão ocorreu antes de eu entrar no programa, na portaria da Rádio Alternativa. Tais esclarecimentos se fazem necessários, tendo em vista alguns equívocos por parte deste jornal, que acredito, que irá publicar essa matéria de direito de resposta. O histórico do ocorrido consta no referido B.O. nº 468/2010 emitido em 29/09/2010. disponível para a imprensa na delegacia ou no site.
10- E, por fim, o título do artigo que está como: “O poder do julgamento” – tenho a dizer que caberá única e exclusivamente à Justiça o poder do julgamento. Muito obrigado!
Lucas Benedito Saraiva Leite – cidadão, psicólogo e repórter da Rádio Alternativa FM.
Fonte: www.guairaemfoco.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário