terça-feira, 5 de outubro de 2010

DE OLHO NOS NOVOS CURSOS DA FACULDADE ABERTA EM GUAÍRA

Pólo de Guaíra da UAB está com inscrições abertas para curso de Gênero e Diversidade na Escola
UAB

O Pólo de Guaíra da Universidade Aberta do Brasil está com inscrições abertas para o curso de Gênero e Diversidade na Escola. Trata-se de um curso especifico para formação de professores, voltado para todos os profissionais da educação.

Como funciona a UAB
A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um projeto construído pelo Ministério da Educação em parceria com os Estados, Municípios e Universidades Públicas de Ensino Superior para oferta de cursos de Graduação, Pós Graduação e de Extensão Universitária visando ampliar o número de vagas da educação superior para a sociedade, promover a formação inicial e continuada para os profissionais do magistério e para os profissionais da administração Pública.
Em 2007 foram aprovados e instalados 291 Pólos presenciais da UAB em diferentes municípios. No ano de 2008 foram aprovados e estão em fase de instalação mais 271 Pólos. Em 2009 foram aprovados mais 193, totalizando aproximadamente 750 Pólos. A meta é chegar ao final de 2010 com mais de 800 Pólos e até o final de 2013 chegarmos ao número de 1000 Pólos atendendo aproximadamente 800 alunos por Pólo que resultará em 800.000 alunos no total.
O valor investido pelo Governo Federal foi em 2009 de 385 milhões, em 2010 será de 819 milhões e em 2011 será de 1 bilhão de reais. Atualmente o sistema conta com 92 Instituições de Ensino Superior ofertando quase 450 cursos para aproximadamente 220.000 estudantes. Os Pólos estão localizados em todas as regiões do Brasil, sempre em locais estratégicos e com grande demanda.
Todos os cursos são válidos e reconhecidos pelo MEC. Nesse sentido, mencionemos o decreto 5.622/05 que regulamenta o artigo 80 da Lei 9.394/06 que trata do credenciamento para educação a distância. O decreto 5.800/06 que trata sobre a Universidade Aberta do Brasil, os Editais SEED/MEC/2005/2006 que faz a chamada pública para seleção de Pólos Municipais de Apoio Presencial e de Cursos Superiores de Instituições de Ensino Superior na Modalidade de Educação a Distância para o Sistema UAB.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF
Oferece atualmente o curso de Novas Tecnologias no Ensino da Matemática – Especialização, Planejamento, Implementação e Gestão da Educação à distância – Especialização (ambos em andamento);
No Pólo de Guaíra, a UAB atualmente conta com quatro cursos em andamento, onde estudam mais de 200 alunos.
Os cursos são das modalidades à distância e semipresenciais e são oferecidos pelas melhores universidades públicas do país:

INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO – IFSP
Curso Técnico em Administração de Empresas e Técnico em Informática para Internet (também em andamento);

UNESP
Curso Gênero e Diversidade na Escola – Aperfeiçoamento, que atualmente está com inscrições abertas e já formou 4 turmas;

UNIFESP
Curso Educação Ambiental – Aperfeiçoamento, com abertura de inscrições prevista para o mês de outubro
Além disso, a UAB de Guaíra conta com um excelente espaço físico, instalada no prédio onde funciona a sede da Coordenadoria de Educação, possuindo laboratório de informática com 30 computadores conectados a internet à disposição dos alunos, biblioteca para pesquisa e mesas de estudo, sala de atendimento de tutores, secretaria acadêmica, sala de Coordenação de Pólo, sala de estudo para tutores, auditório com 400 lugares e ótima infraestrutura para aulas, teleaulas, videoconferências e webconferências.
A UAB em Guaíra tem a coordenação de Susete Gouveia e ela considera primordial a estrutura que Guaíra oferece aos alunos. “Estamos em um prédio que oferece aos alunos e tutores uma estrutura muito grande, isso além de atrair público, oferece uma oportunidade maior para o aprendizado de nossos alunos.” – afirmou Susete.
A Coordenadora Municipal de Educação Maria Lúcia da silva Garcia Leal, falou sobre o pólo e destacou o compromisso do governo em qualificar os profissionais guairenses. “É notório o comprometimento da administração com uma educação de qualidade, desde o ensino infantil, até o nível superior e temos visto nas diversas ações executadas, como a instalação do Pólo aqui no prédio, proporcionando uma melhor estrutura para que a população e os profissionais de Guaíra possam aprimorar-se cultural e profissionalmente, sem a necessidade de arcar com os estudos, nem ir para fora da cidade.” – disse Malu Garcia.
Tanto as inscrições, quanto o curso Gênero e Diversidade na Escola são gratuitos, podendo os interessados a secretaria da UAB no prédio da coordenadoria Municipal de Educação ou se informar pelo telefone 3332-0345.
Fonte: www.novositeprefeituraguaira.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário