sexta-feira, 29 de outubro de 2010

DE OLHO NAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO JORNAL "O GUAIRA"

Sexta-feira, 29 de outubro


Comerciantes fazem reunião sobre segurança pública
Frequentes furtos e assaltos na região central têm preocupado os comerciantes. Esta semana aconteceu uma reunião entre o governo municipal, diretoria da ACIG – Associação Comercial e Industrial de Guaíra, por meio do presidente Mohamad K. Youssef o Delegado da Policia Civil Evandro Abrão Nacle e o 1º Tenente André Hannickel, da 4ª CIA, o Presidente da Câmara José Renato Tavares e o Peesidente do CONSEG Antônio Mendonça. O encontro que teve o intuito de discutir medidas sobre segurança pública.
Os empresários estão assustados com a ousadia dos assaltantes que têm causado intranqüilidade. Para o presidente da ACIG, Mohamad K. Youssef o objetivo do encontro, foi discutir medidas que garantam mais segurança para comerciantes e consumidores, "estamos preocupados com a onda de furtos e assaltos, principalmente na área central. Juntos podemos buscar alternativas e traçar novas estratégias para amenizar o problema", afirmou.
O prefeito José Carlos Augusto, durante a reunião afirmou que tem procurado realizar ações que possam diminuir a criminalidade, "implantamos a lei para que os bares fechem mais cedo e a medida está surtindo efeitos. Também estamos agilizando o processo de instalação de câmaras de segurança pública, uma promessa do meu plano de governo.
Queremos colocar as câmeras em frente as escolas e estendê-las para a área central. Já estamos agilizando esse processo, mas precisamos de parcerias. Temos que realizarmos uma parceria pública privada com os comerciantes por meio da ACIG.", explicou.
Durante o encontro, 1º Tenente André Hannickel, da 4ª CIA, afirmou que a Policia Militar tem intensificado as rondas na área central.
E enquanto as câmeras não chegam o tenente André Hannickel orienta os comerciantes e população sobre a autoproteção no comércio e dá dicas de segurança.

1) No comércio, nas ruas ou nos bancos, tenha especial atenção às pessoas à sua volta. Lembre-se: os assaltantes valem-se principalmente do fator surpresa e da desatenção para atacarem suas vítimas. Se você se sentir ameaçado ou visualizar pessoas em atitudes estranhas, entre num lugar movimentado e chame a polícia (190). Procure informar o maior número de características possíveis sobre o suspeito (cor, roupas, sinais.
2) Não deixe exposto objeto de valor nem tenha em casa ou no comércio grandes quantias de dinheiro, guarde-os em lugar seguro e discreto, de preferência nos bancos. Se estiver fora do expediente bancário, chame um amigo de confiança ou a Polícia Militar e faça o depósito em caixa eletrônico;
3) Procure variar seus horários e realizar rotas diferentes para deslocar-se de casa para o trabalho. Não deixe de comunicar à polícia elementos suspeitos nas proximidades de sua residência;
4) Cuidado com seus pertences, tais como celulares, bolsas e carteiras. Mantenha a bicicleta trancada e os veículos fechados, mesmo que seja somente por um minuto. Lembre-se: a ocasião é que faz o ladrão. Bolsas e objetos de valor no interior de veículos são uma atração à parte;
5) Nos comércios é importantíssimo que haja um sistema de segurança com iluminação em todas as entradas, iluminação e instalação de câmeras nos principais pontos sensíveis e alarmes em centrais de monitoramento. Procure a empresa de segurança prestadora do serviço e exija equipamentos de qualidade. Teste periodicamente seu sistema de segurança;
6) Tanto nas residências quanto no comércio a seleção do quadro de funcionários deve ser rigorosa, com pesquisa da vida pregressa dos candidatos e criteriosa verificação das fontes de referência. De preferência deve ser mantida a máxima discrição quanto aos valores guardados em repartições, cofres, etc.;
7) As chaves que forem confiadas a funcionários não devem abranger todas as portas do estabelecimento, permitindo-se o isolamento de algumas dependências privadas. Os funcionários podem ser atacados e forçados a abrir as portas de que possuam as chaves;
8) Muros e grades devem ter alturas suficientes. Faça uma análise de seu imóvel e promova as reformas necessárias para aumentar ou reforçar a segurança de seu patrimônio. Portas e janelas devem ser resistentes e ter fechaduras e trancas confiáveis;
9) Não comente sobre bens e valores com qualquer pessoa ou em lugares públicos. Lembre-se que o estranho da mesa vizinha pode se interessar por esse assunto;
10) Não se esqueça das portas e janelas dos fundos, geralmente são os pontos mais visados. Isole o acesso ao sótão/forro de sua casa, localizando-o em uma dependência que possa ficar trancada por fora à noite ou durante a sua ausência.

Vereador Dr. Cecílio faz convocação aos jovens para política
Parlamentar usou a tribuna e fez pronunciamento convocando os jovens para participar mais ativamente da vida política de sua cidade. O vereador Dr. Cecílio José Prates (PDT) tem usado parte de seus pronunciamentos para fazer convocações aos jovens do município para que participem mais ativamente da vida política de sua cidade. Na sessão da última terça-feira, 26, o vereador voltou a usar a Tribuna Vicente Lacativa para fazer um pronunciamento voltado para os jovens. Ele relembrou sua juventude quando frequentava os bancos escolares e ouvia sempre dos professores que eles "eram os homens do amanhã". Hoje, segundo o vereador, ele se coloca no lugar dos professores e pensa nos jovens da comunidade. "Agora é a vez deles. Eles que serão os homens do amanhã. Tal como aconteceu comigo, com a minha geração, o Brasil do amanhã, é essencialmente dos jovens", disse ele.
Para o vereador, os jovens precisam a começar a assumir sua própria realização do mundo que eles anseiam que seja diferente. "Eles possuem o poder de redesenhar este futuro fazendo uma revolução. Uma revolução boa, cheia de intenções positivas. E olhem, não é preciso de armas. Não de armas de fogo. É necessário sim, que a juventude se arme com os seus ideais, com a suas vontade de mudança, com a arma da sua palavra", destacou ele.
Dr. Cecílio disse que está dando abertura para que os jovens cheguem mais perto, que frequentem as sessões da Câmara Municipal, que auxiliem os parlamentares apresentando os seus anseios e que os ajude3m a encontrar soluções para estes anseios.
"Esperamos que eles falem. Que reivindiquem! Que questionem, mas que se acheguem. Que venham conhecer e tomar o lugar que será deles de herança. Sabemos que a história não é feita por um homem só, que é uma construção coletiva, por isso a minha crença inabalável nesta geração e acredito mesmo que é necessário colocar a juventude em movimento porque nesta geração pode faltar muita coisa, mas ninguém poderá acusá-la de falta de idealismo, de falta de vontade, de preguiça", comentou ele.
O parlamentar disse que a cidade está chamando os jovens, pois necessita que seus filhos mais novos tomem pé da situação em que se encontra as mais diversas áreas da sociedade: na Saúde, na Cultura, no Esporte, na Educação e principalmente na administração desta terra.
"Não estou fazendo apologia ao lado sério da vida e pedindo para o jovem deixar a sua "curtição" ou o seu lazer. O que se pretende é canalizar toda a sua energia – tão própria da juventude – para o lado mais politizado e que se tornem protagonistas da sua própria história", finalizou Dr. Cecílio.

IORM recebe doação de ônibus do Governo do Estado
Em breve o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça contará com um ônibus para transporte dos alunos assistidos pelos seus projetos sociais. A presidente do Instituto, Josimara Ribeiro de Mendonça participou na manhã de 26 de outubro, no Palácio do Governo, em São Paulo, da cerimônia de liberação de R$ 8,6 milhões para 164 entidades sociais, conduzida pessoalmente pelo Governador do Estado, Alberto Goldman e pelo Secretário de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Tonin. A gerente do IORM, Inês de Carvalho, também participou da solenidade.

O recurso para a aquisição do ônibus pelo IORM, no valor de R$ 230 mil foi indicado pelo deputado estadual Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), reeleito neste mês de outubro como o segundo mais votado do Estado.
A doação foi autorizada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), e prevê o aprimoramento do atendimento realizado pelo Instituto.
Para merecer a doação, o trabalho do IORM passou pelo crivo e análise das Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) dos municípios atendidos pelos projetos.
"Nosso objetivo à frente do IORM é estreitar cada vez mais o diálogo com todas as esferas de governo, porque esse contato é fundamental para a produção de novos projetos que se concretizem em novas oportunidades de assistência e promoção para a comunidade regional".

Missa na Santa Casa
Hoje, sexta-feira haverá Missa na Santa Casa, ás 15 horas . A Missa será Celebrada pelo Padre Devair. Todos estão convidados.

Índice que reajusta aluguel desacelera em outubro, aponta FGV
A inflação mensurada pelo IGP-M (Índice Geral de Preços Mercado), usado como referência na maioria dos contratos de aluguel, desacelerou em outubro ao subir 1,01%, ante a alta de 1,15% em setembro, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pela FGV (Fundação Getulio Vargas). No ano, a variação foi de 8,98%, enquanto nos últimos 12 meses foi de 8,81%. O IGP-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

STF decide que Lei da Ficha Limpa vale em 2010
Após cerca de seis horas de julgamento e de novo empate na análise sobre a validade imediata e abrangência da Lei da Ficha, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) consolidaram entendimento de que a legislação com novas regras de inelegibilidade pode ser aplicada e produzir efeitos já em 2010. Com a decisão já anunciada de ser reconhecida a repercussão geral sobre o caso, todos os candidatos que renunciaram a mandato para escapar de processos de cassação terão o mesmo destino, o de não conseguirem registro para suas candidaturas.

Anvisa publica as novas regras para a venda de antibióticos no país
De acordo com a resolução da Anvisa, os antibióticos deverão ser vendidos sob prescrição médica. O paciente deverá ficar com uma via da receita de controle especial, carimbada pela farmácia, como comprovante do atendimento. A outra via ficará retida no estabelecimento farmacêutico.

Manutenção dos túmulos poderá ser feita até domingo
A administração do Cemitério Municipal "Otávio Reis da Costa" informa que o prazo para as obras e podas de plantas em túmulos do local terminou, na última segunda-feira (25). Lavar ou pintar os túmulos, poderão ser feito até o dia 31 de outubro. Cerca de 10 mil pessoas serão esperadas no cemitério municipal durante o final de semana prolongado do Dia de Finados. Na terça-feira, 2, Dia de Finados, os portões ficaram abertos até as 19h. Na data, serão celebradas três missas campal no local, ás 7h, 08h30 e as 10h. A equipe de funcionários do cemitério montou tendas com bancos e cadeiras para dar mais conforto aos fiéis.

Tudo pronto para o 2º turno
Na manhã deste sábado, os funcionários dos cartórios eleitorais vão começar a organizar o transporte das urnas para os locais de votação. A segurança destas urnas será feita em conjunto pela Polícia Militar e pela Guarda Civil Municipal, que terão guardas em todos os locais de votação.O cartório eleitoral vai funcionar neste fim de semana para que os eleitores possam tirar dúvidas e retirar formulário de justificativa eleitoral, para quem não for votar neste domingo. Além do formulário, o eleitor deve levar também o título de eleitor ou um documento de identificação oficial com foto (RG, identidade funcional, certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira de habilitação ou passaporte). Os postos de justificativas funcionarão no Juizado Especial e no Fórum. No domingo, funcionários dos cartórios irão acompanhar todos os locais de votação para verificar irregularidades e solucionar problemas. Não será permitida a propaganda boca de urna. Neste ano, a Secretaria de Segurança Pública liberou o consumo de bebida alcoólica. A partir das 17h00 inicia a apuração da eleição. A apuração será realizada no Centro de Lazer.
Fonte: www.oguaira.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário